Conferências

Conheça nossos conferencistas – José Luiz Fiorin

Doutor em Linguística pela Universidade de São Paulo e Pós-Doutor pela Universidade de Bucareste e pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França), José Luiz Fiorin atuou como livre docente em Teoria e Análise do Texto na Universidade de São Paulo(USP).

Hoje professor aposentado do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, conta com mais de 70 artigos publicados e 16 livros,  dentre eles As astúcias da enunciação. As categorias de pessoa, espaço e tempo (2016); Argumentação (2015); Figuras de retórica (2014); Lições de texto: leitura e redação (2005); O regime de 1964: discurso e ideologia (1988), além livros organizados, capítulos de livros, e outros.

Na III JISE, o professor José Luiz Fiorin apresentará a conferência:

Enunciação: tempo e temporalização

Resumo: A temporalidade é um aspecto significativo da percepção humana do mundo e, por conseguinte, é uma dimensão fundamental na construção do discurso e, portanto, uma das categorias da enunciação. Muitas línguas, como, por exemplo, as indo-europeias, classificam o mundo em seres e processos. Todas as vezes que no discurso se apresentam mudanças, mostram-se os seres em sua dinâmica, na qual o tempo está implicado. O tempo linguístico é ordenado a partir do momento da enunciação. Em relação a ele, articula-se em concomitância, anterioridade e posterioridade. Assim, a língua tem uma anterioridade, uma concomitância e uma posterioridade do presente, do passado e do futuro. Na discursivização, os tempos podem ser usados em seu valor próprio ou com outros sentidos: presentificação do passado, transformação do futuro em presente, do presente em passado e assim sucessivamente. Com isso, criam-se diferentes efeitos de sentido e o tempo mostra-se, como de fato é, uma criação da linguagem.

A conferência será transmitida ao vivo e em acesso livre pelo YouTube, assista clicando aqui.