Seja bem-vindo ao site do E-Lang!

A Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia (JELT) é um evento vinculado ao GP Elang (CNPq/Unicamp) e se encontra hoje em sua IV edição. Desde sua primeira realização, em 2011, a JELT tem como seu principal propósito fortalecer interlocuções entre pesquisadores, docentes e discentes (de graduação e de pós-graduação) da Unicamp e demais universidades, no Brasil e no exterior, bem como ampliar possibilidades de discussões sobre temáticas diversas, vinculadas ao campo da linguagem em sua interface com a educação e a tecnologia. As três primeiras versões do evento voltaram seu foco para a educação linguística na contemporaneidade, em seus diversos segmentos, a formação docente e outras temáticas relevantes na atualidade, entre elas, a internacionalização, políticas linguísticas e educacionais, bem como a participação social crítica e sua relação com as novas tecnologias.

A I JELT foi idealizada em 2011 e realizada em 28 de setembro de 2012, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação. Seu principal propósito foi o de fortalecer vínculos acadêmicos entre o Centro de Ensino de Línguas da Unicamp e o Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da mesma Instituição, bem como expandir possibilidade de produção conjunta de conhecimento científico por meio de interlocuções com outras instituições parceiras, no Brasil e no exterior. O evento foi também pensado com o objetivo de expandir e aprofundar o debate envolvendo educação linguística e formação docente, em sua interface com as tecnologias e práticas de linguagens diversas. A temática central da I JELT foi a relação entre novas epistemologias, educação linguística no ensino superior e formação de professores. A JELT, desde sua primeira edição, tem se evidenciado como um rico espaço de interlocução entre docentes e alunos (graduandos e pós-graduandos) de diferente instituições brasileiras e estrangeiras.

Dando continuidade à primeira jornada, a II JELT foi realizada em 11 de abril de 2014, nas dependências do IEL e vinculada ao GP Elang (CNPq/Unicamp). Seu foco recaiu em discussões sobre a universidade, seu papel político, social e educacional, e sua relação com políticas linguísticas e educacionais em tempo de globalização e de internacionalização. A II JELT contou com o apoio FAEPEX/Unicamp e, assim como em sua primeira edição, contou com ampla participação da comunidade discente e docente da Unicamp e com a presença significativa de público externo. Além da contribuição de docentes de diversas instituições brasileiras (UNIFAL, USP e UFSCar), a II JELT contou com a participação de pesquisadores vinculados à Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Como resultado das discussões e parcerias promovidas pelo evento, foi organizada e publicada pela Editora Pontes, em 2015, uma Coletânea temática intitulada Políticas Linguísticas, Ensino de Línguas e Formação Docente: Desafios em Tempos de Globalização e Internacionalização (ISBN 978-85-7113-593-2).

A III JELT realizou-se em 27 de agosto de 2015, também no IEL, sob a temática Educação para a participação Social com as Tecnologias. O evento contou com a colaboração de pesquisadores da Unicamp, IFSP, UFBA e UFOP e apoio CAPES. A terceira edição do evento foi inovadora ao repensar seu formato. Rodas de Conversa substituíram as Mesas Redondas, promovendo maior interação entre os convidados e o público e, assim, dando mais dinamismo ao debate proposto. Repetindo a significativa receptividade das edições anteriores, a III JELT contou com apresentadores de diferentes instituições do Brasil. Todas as edições da JELT contaram com transmissão em tempo real e com as redes sociais, a fim de ampliar o acesso do publico externo aos debates propostos.

A IV JELT, por sua vez, toma como foco de suas discussões as Tecnologias Digitais e Móveis e Educação Linguística Crítica, mais especificamente sob a temática: Educação Linguística Crítica, Mobilidade e Translinguagem, buscando contribuir para o debate sobre os conceitos de ubiquidade, aprendizagem móvel, redes sociais, cultura(s), translinguagem, entre outras noções correlatas, colaborando assim para o aprofundamento das discussões sobre os impactos da presença das novas tecnologias na sociedade, nas práticas de linguagem e nas práticas educativas que ocorrem nos mais diversos contextos.

Para tanto, a IV JELT pressupõe a colaboração interinstitucional e o apoio de diferentes grupos, a partir da participação de pesquisadores do Projeto Nacional de Letramentos (CNPq/USP) e do Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES/UFF). Nesta edição, a participação de pesquisadores estrangeiros (Monash University) também encontra-se prevista, a fim de atendermos à ideia de expansão e fortalecimento de vínculos acadêmicos. Em sua Programação, o evento conta com a participação de pesquisadores de diferentes regiões brasileiras, para que se fortaleça a pluralidade no diálogo proposto. Vale ressaltar que a JELT, desde sua primeira edição, é transmitida em tempo real, o que amplia a possibilidade de acesso ao evento e ao debate em pauta. Cabe também mencionar o caráter formativo do evento, uma vez que, desde sua primeira edição, a JELT envolve graduandos e pós-graduandos em suas comissões, incluindo-se discentes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp, com vistas a incentivar seu engajamento acadêmico e instigar seu envolvimento com a produção científica.

Como um dos resultados previstos da IV JELT, assim como ocorreu em sua II edição, salienta-se a organização (já em andamento) de uma coletânea temática composta por capítulos de autoria dos palestrantes convidados, entre outros colaboradores. A publicação da obra será realizada pela Pontes Editores e o lançamento está previsto para a data do evento. Vale ainda ressaltar que as discussões realizadas na IV JELT oferecerão subsídios para o planejamento de uma disciplina de natureza interdisciplinar (LP216/Tópicos em Linguística Aplicada II) a ser ministrada por docentes do DLA/Unicamp no segundo semestre letivo de 2017. Por fim, a IV JELT pretende oferecer bases para a realização em 24 de novembro de 2017 do II Encontro Elang cujo objetivo central é fortalecer a interlocução entre membros do grupo a partir de discussões em Mesas redondas, além de promover reflexões sobre pesquisas desenvolvidas pelo grupo por meio do oferecimento de minicursos focados na temática dessas pesquisas e relacionadas ao tema da IV JELT à comunidade acadêmica.

Conheça melhor a JELT!

CADERNOS DE RESUMOS DAS JELTS ANTERIORES