Seja bem-vindo ao site do E-Lang!

Claudia Hilsdorf Rocha

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), com mestrado (2006) e doutorado (2010) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estudos pós-doutorais pelo Departamento de Letras Modernas da USP, com estágio como professora visitante no Centro de Globalização e Estudos Culturais da Universidade de Manitoba (Canadá). Atualmente é professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. Tem experiência docente no Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atuou como professora de língua inglesa no curso de Letras da PUCCAMP em 2009 e no Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP entre 2010 e 2013. Foi Coordenadora da Secretaria de Extensão do referido Centro no biênio 2010-2012. Foi secretária da Associação Brasileira de Linguística Aplicada (2011-2013). Seus interesses de pesquisa envolvem ensino de inglês e português como línguas estrangeiras em sua interface com as novas tecnologias, formação de professores e material didático, sob a perspectiva dos gêneros discursivos e dos letramentos. Coordena o Grupo de Pesquisa E-Lang (UNICAMP/CNPq) juntamente com a Profa Dra Denise Bertoli Braga (UNICAMP) e integra o Projeto Nacional de Letramentos (USP/CNPq).

Currículo Lattes.

ALGUMAS PUBLICAÇÕES

ROCHA, Claudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. Internacionalizacão do Ensino Superior como Prática Local: Implicações para Práticas Educativas. Interletras (Dourados), v. 6, p. 1-18, 2016.
ROCHA, Claudia Hilsdorf; HIBARINO, Denise Akemi; KAWACHI, Guilherme Jotto; MOYSES, Luisa Ianhes; OLIVEIRA, Natália Franzoni. Entre o ontem e o amanhã: narrativas e propostas sobre educação crítica em língua estrangeira e tecnologias em contexto universitário. Raído (Online), v. 10, p. 44-63, 2016.
ROCHA, Claudia Hilsdorf; AZZARI, Eliane Fernandes. Tecnologias digitais e educação crítica em língua estrangeira: um relato de experiência à luza dos letramentos. In: JESUS, Danie Marcelo; CARBONIERI, Divanize. (Org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. 1ed.Campinas – SP: Pontes, 2016, v. 1, p. 157-182.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Ensino de língua inglesa na contemporaneidade: diálogos entre prática translíngue e a teoria bakhtiniana. In: Cláudia Hilsdorf Rocha; Denise Bértoli Braga; Raquel Rodrigues Cladas. (Org.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 29-60.
ROCHA, Claudia Hilsdorf; MACIEL, Ruberval Franco. Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 1. ed. Campinas -SP: Pontes Editores, 2013. v. 1. 194p.
ROCHA, Claudia Hilsdorf. Reflexões e Propostas sobre Língua Estrangeira no Ensino Fundamental I: plurilinguismo, multiletramentos e transculturalidade. 1. ed. Campinas – SP: Pontes Editores, 2012. v. 1. 288p.

Consulte a súmula.