O grupo de pesquisa

História do Romance, grupo de pesquisa do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP, é coordenado pelos professores Jefferson Cano e Mário Frungillo e se dedica aos estudos do romance desde a formação do gênero até a investigação das formas de representação e recepção em contextos específicos. Os projetos desenvolvidos concentram-se basicamente em duas linhas  de pesquisa:

ROMANCE E IMAGINAÇÃO REALISTA – Reúne trabalhos cujas questões principais se originam em torno da tradição realista que perpassa a história do romance. Tais problemáticas se articulam à própria definição do gênero, em sua constituição histórica e em sua dinâmica de permanência e transformações, bem como às suas possibilidades e limitações enquanto recurso de representação histórico-social.

ROMANCE E INDÚSTRIA CULTURAL – Tem por objetivo investigar sob dois aspectos principais as relações entre o romance e a indústria cultural: por um lado, a constituição do romance enquanto produto da era midiática e, portanto, inserido desde o século XIX em um processo de massificação de bens culturais; por outro lado, a apropriação pela indústria cultural de romances por meio de adaptações a veículos diversos.