IV Seminário de História do Romance:

O romance oitocentista e as artes visuais: diálogos, apropriações, releituras

Muito já se escreveu a propósito do brevíssimo enunciado horaciano “ut pictura poesis”, mas não há dúvida de que, 2 mil anos depois, o arco de relações entre as diferentes formas de imitação já supera quaisquer possibilidades imaginadas pelo poeta latino. Como legítimo herdeiro da tradição clássica na modernidade, o gênero romance veio assumir algumas das antigas práticas, dentre as quais a ékphrasis talvez seja o ponto de contato mais evidente entre as representações visuais e literárias. Nem de longe, porém, a relação entre ambas se esgota nos recursos formais da representação. No século XIX, literatos e artistas, frequentando espaços de sociabilidade comuns, transitavam com naturalidade entre o romance e as artes visuais, seja por meio de atividade crítica, seja em sua produção ficcional e artística. Nesse período, problemas morais e estéticos colocados pela esfera artística transformaram-se em tema de romances, em que escritores e artistas se tornavam personagens que, em um jogo metaficcional, discutiam arte e ficção. De outro lado, a crítica a romances em periódicos frequentemente recorria às artes visuais para estabelecer analogias em seus comentários às obras, e alguns romances publicados de modo seriado ou em formato de livro traziam gravuras que dialogavam com os temas abordados nas narrativas, colaborando para a construção de sentidos por parte do leitor. Ainda, não se pode deixar de mencionar a realização, ao longo dos séculos XX e XXI, de numerosas adaptações de romances do século XIX para diferentes linguagens, como o cinema, a televisão, ou as histórias em quadrinhos, entre outras. É a proposta do IV Seminário de História do Romance refletir sobre essa variedade de diálogos, apropriações e releituras entre o romance oitocentista e as artes visuais

A participação é gratuita tanto para a apresentação de comunicações como para ouvintes.

INSCRIÇÃO DE OUVINTES

Não é necessária a inscrição prévia. A entrega de certificados de participação será feita mediante a assinatura da lista de presença em pelo menos 75% das sessões.

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO

• As propostas de comunicação devem conter entre 800 e 1000 palavras e ser enviadas para o e-mail historiadoromance@gmail.com até o dia 31/07/2023.
  • Junto ao nome do autor, deve constar a filiação institucional e o último nível de formação (concluída ou em andamento).
  • Poderá haver uma pré-seleção de trabalhos, caso o número de inscrições extrapole o limite de sessões programadas para os dois dias, ou de acordo com a adequação do trabalho ao escopo das sessões.
  • Serão aceitas apresentações na modalidade presencial ou remota (indicar a forma de participação no momento de submissão da proposta).
  • O formato híbrido será usado para apresentação de trabalhos. A participação de ouvintes será apenas presencial, não havendo transmissão simultânea do evento.

Os encantos da maldade

Muito já se falou nos perigos que o romance representou para gerações de críticos que se preocupavam com a moralidade de suas leitoras, difundindo a figura de jovens desviadas dos bons costumes por histórias carregadas de fantasias românticas. Mas, deixando um pouco de lado o zelo pela moral familiar de mocinhas dos séculos XVIII e XIX, resta pensar como eram concebidos, afinal, os exemplos de maldade que se ofereciam ao público leitor. De Lovelace a Javert, de Raskolnikov a Voldemort, há toda uma galeria de personagens não apenas necessários ao brilho dos protagonistas, mas também, em certos casos, capazes de despertar no leitor sentimentos ambíguos, provocar nele um momento de indecisão ante a condenação pura e simples. Pecado do leitor, ou virtude da arte? Victor Hugo já afirmou que o “o belo tem só um tipo; o feio tem mil”; talvez pudéssemos parafrasear suas palavras dizendo que o bem tem só um tipo, enquanto a maldade tem mil, e daí a sua riqueza literária. Refletir sobre essa riqueza e discutir seus múltiplos aspectos é a proposta do III Seminário de História do Romance.

INSCRIÇÃO DE OUVINTES

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO

• Os trabalhos inscritos devem conter entre 5.000 e 8.000 palavras e ser enviados para o e-mail jcano@m.unicamp.br até o dia 17/09/2021
  • Junto ao nome do autor, deve constar a filiação institucional e o último nível de formação (concluída ou em andamento).
  • Os textos aceitos poderão ser disponibilizados a todos os participantes, para subsidiar as discussões.
  • Espera-se dos inscritos com apresentação de trabalhos que também participem de pelo menos 75% das sessões.
  • As condições sanitárias do momento determinarão se o evento acontecerá de forma remota ou híbrida.