Histórico

HISTÓRICO DA JELT

A I JELT foi idealizada em 2011 e realizada em 28 de setembro de 2012, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com apoio da Pró-Reitoria de Graduação. Seu principal propósito foi o de fortalecer vínculos acadêmicos entre o Centro de Ensino de Línguas da Unicamp e o Departamento de Linguística Aplicada (DLA) do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da mesma Instituição, bem como expandir possibilidade de produção conjunta de conhecimento científico por meio de interlocuções com outras instituições parceiras, no Brasil e no exterior. O evento foi também pensado com o objetivo de expandir e aprofundar o debate envolvendo educação linguística e formação docente, em sua interface com as tecnologias e práticas de linguagens diversas. A temática central da I JELT foi a relação entre novas epistemologias, educação linguística no ensino superior e formação de professores. A JELT, desde sua primeira edição, tem se evidenciado como um rico espaço de interlocução entre docentes e alunos (graduandos e pós-graduandos) de diferente instituições brasileiras e estrangeiras.

Dando continuidade à primeira jornada, a II JELT foi realizada em 11 de abril de 2014, nas dependências do IEL e vinculada ao GP Elang (CNPq/Unicamp). Seu foco recaiu em discussões sobre a universidade, seu papel político, social e educacional, e sua relação com políticas linguísticas e educacionais em tempo de globalização e de internacionalização. A II JELT contou com o apoio FAEPEX/Unicamp e, assim como em sua primeira edição, contou com ampla participação da comunidade discente e docente da Unicamp e com a presença significativa de público externo. Além da contribuição de docentes de diversas instituições brasileiras (UNIFAL, USP e UFSCar), a II JELT contou com a participação de pesquisadores vinculados à Unidade de Investigação em Educação e Formação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Como resultado das discussões e parcerias promovidas pelo evento, foi organizada e publicada pela Editora Pontes, em 2015, uma Coletânea temática intitulada Políticas Linguísticas, Ensino de Línguas e Formação Docente: Desafios em Tempos de Globalização e Internacionalização (ISBN 978-85-7113-593-2).

A III JELT realizou-se em 27 de agosto de 2015, também no IEL, sob a temática Educação para a participação Social com as Tecnologias. O evento contou com a colaboração de pesquisadores da Unicamp, IFSP, UFBA e UFOP e apoio CAPES. A terceira edição do evento foi inovadora ao repensar seu formato. Rodas de Conversa substituíram as Mesas Redondas, promovendo maior interação entre os convidados e o público e, assim, dando mais dinamismo ao debate proposto. Repetindo a significativa receptividade das edições anteriores, a III JELT contou com apresentadores de diferentes instituições do Brasil. Todas as edições da JELT contaram com transmissão em tempo real e com as redes sociais, a fim de ampliar o acesso do publico externo aos debates propostos.

CADERNOS DE RESUMOS DAS JELTS ANTERIORES

Fotos das JELTs anteriores!