Orientações para resumos (pôsteres)

Da inscrição dos resumos (pôsteres), apresentação dos pôsteres digitais e outras informações gerais

1. Inscrição:

No momento da inscrição, vincular o resumo a um (1) dos seguintes temas:

  1. Linguagem, Tecnologia e Tradução.
  2. Linguagem, Tecnologia e Linguística.
  3. Linguagem, Tecnologia e Sociedade.
  4. Linguagem, Tecnologia e Formação de Professores.

2. Apresentação dos Pôsteres para as inscrições homologadas pela Comissão Técnica:

– Os pôsteres serão divididos de acordo com os temas escolhidos no momento da inscrição.
– A apresentação acontecerá nas salas de aula do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e cada sala será composta por até cinco (5) pôsteres que contemplem o mesmo tema escolhido.
– Cada autor e/ou coautor terá 5 minutos para apresentar o conteúdo do seu pôster e o debatedor terá 10 minutos/pôster para apresentar suas considerações e debater o conteúdo apresentado.

ATENÇÃO

– Autoria: serão aceitos até 3 (três) autores por resumo.
– Cada autor poderá enviar até 2 (dois) resumos por inscrição.
–  A apresentação dos pôsteres não configura uma sessão de comunicação.
– Os resumos aprovados pela Comissão Técnica do evento constarão posteriormente no Caderno de Resumos do evento.

Da elaboração e submissão de resumos

A. O resumo deverá conter no mínimo, 250 e, no máximo, 350 palavras e deve ser submetido através do formulário de inscrição no campo indicado.

B. O resumo deverá respeitar a seguinte sequência:

1. Título do trabalho;
2. Corpo do resumo – em parágrafo único, em conformidade com as especificações do item A, contendo as seguintes partes:

  • Contextualização/Introdução
  • Objetivos
  • Revisão de literatura (com indicação de autores)
  • Metodologia
  • Resultados (ainda que parciais)
  • Considerações finais

3. Palavras-chave – até três palavras-chave, iniciadas em letras maiúsculas, um espaço abaixo do corpo, tamanho 11, e precedidas do termo “Palavras-chave” em negrito.

ATENÇÃO

– Os autores (e coautores) NÃO deverão se identificar no corpo do texto, para que o processo de avaliação não seja comprometido.
– As informações como título do trabalho, palavras-chave, orientador, coautores, autor e tipo de bolsa devem ser indicadas na ficha de inscrição e serão utilizadas no Caderno de Resumos.
– Em caso de coautoria, apenas um dos autores deve inscrever o trabalho (anexá-lo à inscrição). Todos os autores, porém, devem efetuar suas inscrições no evento como apresentadores.

Da formatação dos pôsteres

Os pôsteres devem:

  • ser elaborados em língua portuguesa
  • ser formatados conforme regras especificadas

1. Tamanho do Pôster:
O pôster deverá ter 5 slides, em formato ppt ou pdf.

2. Conteúdo dos slides:
2.1 Primeiro slide: Título, Autores, Unidade, Agência Financiadora e Palavras-Chave

  • Título: deve ser idêntico ao resumo submetido, centralizado, em letras maiúsculas;
  • Autores: o sobrenome, em caixa alta, seguido do nome com letras minúsculas e iniciais em maiúsculo (Ex. SANTOS, José). Sugere-se adicionar e-mail ou telefone de contato dos autores.
  • Unidade: letras maiúsculas.
  • Agência Financiadora: letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo.
  • Palavras-Chave e Subtítulos: letras minúsculas com as iniciais em maiúsculo. As palavras-chave deverão ser separadas por hífen.

2.2 Segundo slide: Introdução
Fornecer sucintamente informações como pergunta de pesquisa, hipótese, objetivo e importância/relevância do trabalho.

2.3 Terceiro slide: Metodologia
Explicitar brevemente a metodologia ou forma de abordagem da pesquisa.

2.4 Quarto slide: Discussão dos resultados
Indicar os principais resultados do estudo (até o momento), relacionando-os com a(s) pergunta(s) de pesquisa e a(s) hipótese(s).

2.5 Quinto slide: Considerações finais e referências bibliográficas
Tecer considerações adicionais relevantes, em vista dos resultados indicados. Relacionar as referências mais diretamente ligadas ao assunto, seguindo as normas ABNT, usando fonte e espaçamento menores que os do texto.

3. Imagens e vídeos:

– Imagens: em alta resolução, nos formatos: TIFF, JPEG, PNG, BMP, GIF.
– Vídeo: duração máxima de um minuto por slide, nos formatos: QuickTime, MPEG-4, .asf, .wmv ou DivX.

ATENÇÃO

– Impossibilidade de comparecimento: o não comparecimento para a apresentação dos pôsteres por parte de autores e/ou coautores inviabilizará sua participação do evento.
– Certificados de apresentação e participação como ouvintes: os certificados de apresentação e de participação como ouvintes serão enviados por e-mail, até quinze dias após o evento.