Projeto

VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO:

E-lang (CNPq/Unicamp)
Apoio: Projeto Nacional de Letramentos (CNPq/USP)
Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES/UFF)

PROPONENTES:

Claudia Hilsdorf Rocha (DLA/Unicamp)
Denise Bertoli Braga (DLA/Unicamp)
Raquel Rodrigues Caldas (CEL/Unicamp)

CONTEXTUALIZAÇÃO:

A Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia (JELT) é um evento vinculado ao GP Elang (CNPq/Unicamp) e se encontra hoje em sua IV edição. Desde sua primeira realização, em 2011, a JELT tem como seu principal propósito fortalecer interlocuções entre pesquisadores, docentes e discentes (de graduação e de pós-graduação) da Unicamp e demais universidades, no Brasil e no exterior, bem como ampliar possibilidades de discussões sobre temáticas diversas, vinculadas ao campo da linguagem em sua interface com a educação e a tecnologia. As três primeiras versões do evento voltaram seu foco para a educação linguística na contemporaneidade, em seus diversos segmentos, a formação docente e outras temáticas relevantes na atualidade, entre elas, a internacionalização, políticas linguísticas e educacionais, bem como a participação social crítica e sua relação com as novas tecnologias.

A IV JELT, por sua vez, toma como foco de suas discussões as Tecnologias Digitais e Móveis e Educação Linguística Crítica, mais especificamente sob a temática: Educação Linguística Crítica, Mobilidade e Translinguagem, buscando contribuir para o debate sobre os conceitos de ubiquidade, aprendizagem móvel, redes sociais, cultura(s), translinguagem, entre outras noções correlatas, colaborando assim para o aprofundamento das discussões sobre os impactos da presença das novas tecnologias na sociedade, nas práticas de linguagem e nas práticas educativas que ocorrem nos mais diversos contextos.

Para tanto, a IV JELT pressupõe a colaboração interinstitucional e o apoio de diferentes grupos, a partir da participação de pesquisadores do Projeto Nacional de Letramentos (CNPq/USP) e do Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES/UFF). Nesta edição, a participação de pesquisadores estrangeiros (Monash University) também encontra-se prevista, a fim de atendermos à ideia de expansão e fortalecimento de vínculos acadêmicos. Em sua Programação, o evento conta com a participação de pesquisadores de diferentes regiões brasileiras, para que se fortaleça a pluralidade no diálogo proposto. Vale ressaltar que a JELT, desde sua primeira edição, é transmitida em tempo real, o que amplia a possibilidade de acesso ao evento e ao debate em pauta. Cabe também mencionar o caráter formativo do evento, uma vez que, desde sua primeira edição, a JELT envolve graduandos e pós-graduandos em suas comissões, incluindo-se discentes do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) da Unicamp, com vistas a incentivar seu engajamento acadêmico e instigar seu envolvimento com a produção científica.

Como um dos resultados previstos da IV JELT, assim como ocorreu em sua II edição, salienta-se a organização (já em andamento) de uma coletânea temática composta por capítulos de autoria dos palestrantes convidados, entre outros colaboradores. A publicação da obra será realizada pela Pontes Editores e o lançamento está previsto para a data do evento. Vale ainda ressaltar que as discussões realizadas na IV JELT oferecerão subsídios para o planejamento de uma disciplina de natureza interdisciplinar (LP216/Tópicos em Linguística Aplicada II) a ser ministrada por docentes do DLA/Unicamp no segundo semestre letivo de 2017. Por fim, a IV JELT pretende oferecer bases para a realização em 24 de novembro de 2017 do II Encontro Elang cujo objetivo central é fortalecer a interlocução entre membros do grupo a partir de discussões em Mesas redondas, além de promover reflexões sobre pesquisas desenvolvidas pelo grupo por meio do oferecimento de minicursos focados na temática dessas pesquisas e relacionadas ao tema da IV JELT à comunidade acadêmica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO IV JELT:

  • Fortalecer as linhas de atuação do Grupo de Pesquisa (UNICAMP/CNPq) – E-Lang;
  • Viabilizar parcerias entre institutos, departamentos, centros e unidades que integram a UNICAMP, fortalecendo a colaboração e interlocução acadêmica;
  • Ampliar possibilidades de interlocução entre UNICAMP e Instituições parceiras, no que diz respeito ao desenvolvimento de eventos acadêmico-científicos, e futuros projetos que possam advir dessas parcerias;
  • Possibilitar momentos para discussão e reflexão crítica nos campos de linguagens, educação linguística e formação docente, em suas interfaces com a tecnologia;
  • Fortalecer espaços para discussão e reflexão, sob perspectivas críticas, sobre o papel da língua estrangeira na Universidade, os objetivos de ensino e práticas pedagógicas, bem como ações político-educacionais frente ao processo de internacionalização e de ampliação de acesso ao  âmbito universitário;
  • Contribuir para a formação dos alunos da Unicamp, graduandos e pós-graduandos, por meio da participação em eventos acadêmicos na área e também da idealização e organização de eventos dessa natureza;
  • Oferecer possibilidades para alunos do programa de Formação Interdisciplinar (ProFIS) e de Iniciação Científica, membros do GP em questão e colaboradores externos (incluindo-se egressos), envolver-se em práticas acadêmicas que lhes permitam ampliar e fortalecer visões e perspectivas de pesquisa nas áreas privilegiadas pelo evento;
  • Viabilizar possibilidades para o envolvimento dos docentes do CEL em práticas que contribuam para sua formação continuada;
  • Promover espaços de interlocução entre docentes e alunos da Unicamp e outras Instituições de Ensino Superior, nas áreas em foco, ampliando possibilidades de produção científica na área;
  • Servir de espaço de interlocução e debate para uma disciplina de natureza interdisciplinar (LP216/Tópicos em Linguística Aplicada I) a ser ministrada por docentes do DLA/Unicamp no segundo semestre letivo de 2017.
  • Viabilizar a participação de membros externos da UNICAMP nas atividades previstas para o II Encontro do GP Elang (CNPq/Unicamp), que ocorrerá no dia subsequente à realização da JELT.

ETAPAS DO PROJETO:

  • Formação de uma comissão para a realização da IV JELT (CEL/DLA/Instituições Parcerias, se houver);
  • Planejamento do evento e divisão de tarefas;
  • Participação em editais visando a obtenção de auxílio financeiro;
  • Divulgação e realização do evento;
  • Avaliação dos resultados e aprofundamento do debate no II Encontro Elang;
  • Organização e publicação de coletânea temática (Pontes editores).

APOIO:

  • Pontes Editores;
  • Apoio a Eventos (IEL/Unicamp) – Cristina Salles;
  • Centro de Ensino de Línguas (CEL/Unicamp).

COMISSÃO LOCAL PARA A IV JELT:

  • Proponentes do projeto:
    Cláudia Hilsdorf Rocha (DLA/IEL/Unicamp) – Presidente da Comissão organizadora
    Denise Bertoli Braga (DLA/IEL/Unicamp)
    Raquel Rodrigues Caldas (CEL/Unicamp)
  • Direção e Docentes do CEL:
    Ayako Akamine; Cynthia Pires Amaral; Denise Bertoli Braga Denise; Edilene Narezzi; Guilherme Kawachi; Leny Costa; Maria Victória Guinle Vivacqua; Raquel Rodrigues Caldas.
  • Docentes do DLA:
    Cláudia Hilsdorf Rocha; Érica Luciene Alves de Lima; Denise Bertoli Braga.
  • Alunos de pós-graduação do IEL (Mestrandos e Doutorandos):
    Bruno Albanese; Daniel dos Santos; Francieli Dias; Jéssica Vasconcelos Dorta; Junot Maia; Karina Vicentin; Tiago Pellim.
  • Egressos do IEL/Unicamp:
    Eliane Azzari; Talita Guimarães.
  • Alunos de Graduação do IEL/Unicamp:
    Ana Beatriz Apse Paes; Angelica Renata da Costa; Beatriz Moralez Ceglys; Camila Lourenço de Souza; Francieli Aparecida Dias; Stênio Carvalho; Juliana Aparecida Gimenes; Maria Luíza Tápias Oliveira; Mariana Júnia Gouvea dos Santos; Vitória Bonuccelli Heringer Lisboa.
  • Alunos de Graduação da UNICAMP:
    Alex Jacomette; Felipe Gustavo de Souza; Raphael Pinheiro.
  • Alunos do ProFIS/Unicamp:
    Anna Victória dos Reis; Caio Ygor de Morais Mattos; Giullia Ferreira Rodrigues; Larissa Thaynara de Lima.
  • Colaboradores externos:
    Joel Windle (UFF)
    Michelle El Kadri (UEL)
    Ruberval Franco Maciel (UEMS)

COMISSÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA DA IV JELT:

Ana Flora Schlindwein (UFS)
Ayako Akamine (CEL/Unicamp)
Cátia Pitombeira (FATEC)
Cláudia Hilsdorf Rocha (DLA/Unicamp)
Cynthia Pires Amaral (CEL/Unicamp)
Denise Bértoli Braga (DLA/Unicamp)
Edilene Narezzi (CEL/Unicamp)
Eliane Azzari (PUCCAMP)
Érica Luciene Alves de Lima (DLA/Unicamp)
Guilherme Kawachi (CEL/Unicamp)
Joel Windle (UFF)
José Macário de Siqueira Rocha (EDICOM/Professor Visitante do Exterior)
Leny Costa (CEL/Unicamp)
Maria Victória Guinle Vivacqua (CEL/Unicamp)
Michelle El Kadri (UEL)
Raquel Rodrigues Caldas (CEL/Unicamp)
Ruberval Franco Maciel (UEMS)