Projeto

VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL DO PROJETO 2019:

E-Lang (CNPq/Unicamp)
CEL/Unicamp
PROMOB (UFS)
NECLES (UFF)
IFSP/Pirituba

PROPONENTES:

Cláudia Hilsdorf Rocha (DLA/UNICAMP)
Denise Bertoli Braga (DLA/UNICAMP)
Ayako Akamine (CEL/Unicamp)
Vanderlei Zacchi (UFS)
Joel Austin Windle (NECLES/UFF)
Daniel dos Santos (Representante discente — DLA/Unicamp)
Junot de Oliveira Maia (IFSP)

CONTEXTUALIZAÇÃO:

A Jornada de Educação, Linguagem e Tecnologia (JELT) é um evento vinculado ao GP Elang (CNPq/Unicamp), em parceria com o CEL/Unicamp. O evento encontra-se hoje em sua V edição. Desde sua primeira realização, em 2011, a JELT tem como seu principal propósito fortalecer interlocuções entre pesquisadores, docentes e discentes (de graduação e de pós-graduação) da Unicamp e demais universidades, no Brasil e no exterior, bem como ampliar possibilidades de discussões sobre temáticas diversas, vinculadas ao campo da linguagem em sua interface com a educação e a tecnologia, sob variados enfoques. De modo bem amplo, as quatro primeiras versões do evento voltaram seu foco para a educação linguística na contemporaneidade, em seus diversos segmentos, bem como para a formação docente e outras temáticas relevantes na atualidade, entre elas, a internacionalização, políticas linguísticas e educacionais, mobilidade social e translinguagem, além da participação social crítica e sua relação com as novas tecnologias. Com o propósito de fortalecer parcerias, a V JELT vincula-se ao Projeto PROMOB (UFS) e, com isso, expande possibilidades de um debate mais rico e amplo em sua diversidade de focos e olhares.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO PROJETO V JELT:

Estimular o debate no campo da Linguística Aplicada crítica e áreas afins sobre visões e caminhos alternativos e mais evidentemente desafiadores de compreensão, engajamento e investigação ligados às mais diversas práticas de linguagens e educacionais na atualidade. Propiciar possibilidades de intercâmbio acadêmico entre pesquisadores, educadores e demais profissionais interessados em discutir, de forma propositiva e em um enfoque transdisciplinar, uma ampla gama de questões relacionadas a epistemologias, metodologias e políticas na área das ciências aplicadas, que possibilitem um olhar pós-humanista, questionador e aprofundado acerca da condição humana na sociedade contemporânea, dos modos de produção e difusão de conhecimentos e verdades nos mais diversos campos da atividade social e midiática. Contribuir para a expansão e fortalecimento de pautas de resistência frente a perspectivas monolíngues e discursos autoritários, discriminatórios e de violência no campo das Linguagens e da Educação Linguística na sociedade contemporânea. Nesse viés, as questões gerais e propulsoras das reflexões e diálogos assim se apresentam: Como nosso pensamento, ações e objetos de pesquisa e/ou interesse afetam a nossa vida e a vida das pessoas? Quais alternativas mostram-se viáveis para o enfrentamento de discursos hegemônicos e de violência, em seus mais diversos tipos, em favor de uma sociedade mais pacífica, democratizadora e preocupada com a dignidade e com os direitos humanos no campo aplicado?

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Ayako Akamine (CEL/Unicamp)
Bruno Albanese (IEL/Unicamp)
Cláudia Hilsdorf Rocha (DLA/Unicamp)
Cynthia Pires Amaral (CEL/Unicamp)
Daniel dos Santos (DLA/Unicamp)
Denise Bertoli Braga (DLA/Unicamp)
Érica Luciene de Lima (DLA/Unicamp)
Guilherme Kawachi (CEL/UNICAMP)
Jéssica Vasconcelos Dorta (IEL/Unicamp)
Junot de Oliveira Maia (IFSP)
Patrícia Aquino (CEL/Unicamp)
Stênio Carvalho (IEL/Unicamp)
Vanderlei Zacchi (UFS)
Victoria Vivacqua (IEL/Unicamp)

COMISSÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA:

Ayako Akamine (CEL/Unicamp)
Cláudia Hilsdorf Rocha (DLA/Unicamp)
Erica Luciene de Lima (DLA/Unicamp)
Jéssica Vasconcelos Dorta (IEL/Unicamp)
Patrícia Aquino (CEL/Unicamp)
Stênio Carvalho (IEL/Unicamp)
Vanderlei Zacchi (UFS)
Victoria Vivacqua (IEL/Unicamp)