Olá, participante! Seja bem-vindo ao site do SETA!                                     


É com imenso prazer que anunciamos mais uma edição do Seminário de Teses em Andamento, o Seta. No ano passado, comemoramos vinte e dois anos de evento, e tivemos a satisfação de contar com a participação de diversos pesquisadores em formação, de várias universidades do país. Este ano, ao chegarmos na vigésima terceira edição, direcionamos nosso olhar para  a comemoração dos 40 anos do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e, por esta razão, convidamos a todos a apresentar suas pesquisas e discutir conjuntamente sobre o tema: “IEL 40 anos: as contribuições do Instituto para os estudos em linguagem“. 

O evento ocorrerá de 06 a 08 de novembro de 2017, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na Unicamp. Serão aceitos trabalhos de acadêmicos regularmente matriculados em programas de pós-graduação stricto sensu em Linguística, Linguística Aplicada, Teoria Literária e/ou Divulgação Científica e Cultural, como na UNICAMP, ou, ainda, em programas de pós-graduação em Letras, Estudos Linguísticos, Estudos da Linguagem e áreas afins, como em outras universidades brasileiras.


O SETA deste ano tem novidades! Diferentemente dos anos anteriores, nesta edição do evento estabelecemos uma parceria com o Centro de Pesquisa “PoEHMaS” (Política, Enunciação, História, Materialidades, Sexualidades) e  com o grupo de pesquisa “Mulheres em Discurso”. Essa parceria nos possibilitou trazer, para o espaço do SETA, algumas novidades que podem ser conhecidas abaixo:

Dia 06/11, segunda-feira, às 19h/ Local: a ser confirmado

* *

Palestra: “Définir et analyser le discours économiqueDefinir e analisar o discurso econômico

Palestrante: Prof. Dr. Thierry Guilbert (Université de Picardie Jules Verne) – França.

Résumé: Dans cette conférence, nous interrogerons la notion de discours économique. Y a-t-il um discours économique, comme on parle de discours politique ou de discours médiatique? Certains, comme D. Maingueneau (2013), estiment qu’il n’y a pas lieu de parler de discours économique car celui-ci ne forme pas une unité, il serait trop varié et difficile à circonscrire. Telle n’est pas notre approche. Comme d’autres auteurs (Achard, 1978 ; Lebaron, 2000 ; Garric & Léglise, 2008 ; Brisset, 2012), nous considérons qu’un discours économique contemporain (Guilbert, 2011 & 2013 ; Guilbert & Lebaron, 2017) peut être défini, notamment en termes d’évidence discursive, et qu’il est nécessaire de l’analyser d’un point de vue éthique-critique car il est présent dans tous les domaines de la société et influe sur nos modes de vie et notre rapport au monde, sur l’organisation même de nos sociétés. Nous présenterons, après avoir défini ses principaux caractères, notre approche méthodologique, c’est-à-dire les outils discursifs que nous utilisons pour l’analyser.

Resumo: Nesta conferência, questionaremos a noção de discurso econômico. Há um discurso econômico, como falamos em discurso político ou discurso midiático? Alguns, como Maingueneau D. (2013), acreditam que não há lugar para falar sobre o discurso econômico, uma vez que este não forma uma unidade,  ele seria muito variado e difícil de delimitar. Essa não é a nossa abordagem. Como outros autores (Achard, 1978; Lebaron, 2000; Garric & Léglise, 2008; Brisset, 2012), consideramos que um discurso econômico contemporâneo (Guilbert, 2011 & 2013; & Lebaron Guilbert, 2017) pode ser definido, particularmente em termos de evidência discursiva, e que é necessário analisá-lo de um ponto de vista ético-crítico, dado que ele está presente em todos os domínios da sociedade e influencia os modos de vida e nossa relação com o mundo, e a própria organização das nossas sociedades. Apresentaremos, após a definição das principais características do discurso econômico, a nossa abordagem metodológica, ou seja, os instrumentos discursivos que utilizamos para análise.

(Tradução: Cida Grecco)


Dia 07/11, terça-feira, às 19h/ Local: a ser confirmado

MESA DE ABERTURA

Palestrantes: Profa. Dra. Marie-Anne Paveau (Université de Paris 13) e Profa. Dra. Monica G. Zoppi Fontana (IEL/UNICAMP).

O resumo da mesa estará disponível em breve.


Dia 08/11, quarta-feira, às 19h/ Local: a ser confirmado

MESA DE ENCERRAMENTO

O resumo da mesa estará disponível em breve.