O SETA


1. Sobre o SETA

O Seminário de Teses em Andamento (SETA) é um evento anual, organizado pelos alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Em sua vigésima terceira edição, este evento busca unir, num mesmo espaço de discussão, trabalhos dos mais variados temas concernentes à Língua/Linguagem. Sua principal proposta é criar um ambiente em que jovens pesquisadores, de qualquer universidade, possam apresentar suas pesquisas e debatê-las com seus colegas e professores convidados. Além disso, o espaço proposto pelo SETA propicia a estes pesquisadores em formação o estabelecimento de laços acadêmicos e, principalmente, o debate e discussão dos resultados parciais e/ou teórico-metodológicos de suas pesquisas.


2. Como o SETA funciona

Diferentemente de outros eventos acadêmicos, o objetivo principal do SETA é a discussão, única e exclusivamente, de trabalhos de pesquisa frutos de dissertações de mestrado ou teses de doutorado em andamento, de acadêmicos regularmente matriculados em cursos/programas de pós-graduação stricto sensu de universidades brasileiras e/ou internacionais.

O SETA funciona da seguinte forma:

(1) os participantes enviam os resumos de seus trabalhos de pesquisa;

(2) estes resumos são recebidos e avaliados por um comitê técnico (composto por alunos dos programas de pós-graduação em Linguística, Linguística Aplicada, Teoria e História Literária e Divulgação Científica e Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP), que irá determinar se eles cumprem com as normas estabelecidas pela comissão organizadora para submissão de resumos;

(3) os resumos de trabalhos que cumprem com tais exigências são aceitos e, posteriormente, alocados em mesas temáticas (Ex: mesas de análise do discurso, de fonética e fonologia, de poesia brasileira do século XIX);

(4) após a organização dos resumos dos trabalhos em mesas temáticas, os mesmos são enviados a pareceristas referências na área de pesquisa do trabalho (docentes dos programas de pós-graduação em Linguística, Linguística Aplicada, Teoria e História Literária e Divulgação Científica e Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP e de outras universidades brasileiras, quando necessário);

(5) estes pareceristas, então, serão os responsáveis por avaliar a qualidade dos resumos dos trabalhos e debater, nos dias do evento, as pesquisas apresentadas pelos acadêmicos participantes do SETA.


3. O que o SETA proporciona

O SETA proporciona aos acadêmicos em formação um momento importante de discussão e aprofundamento de suas pesquisas, uma vez que seus trabalhos poderão ser lidos por outros pesquisadores que não seus respectivos orientadores. Esta discussão é fundamental, pois a partir dela os acadêmicos receberão várias dicas, sugestões e ideias que poderão aprimorar o trabalho que estão desenvolvendo, bem como fomentar discussões futuras e estreitar laços acadêmicos e profissionais. As mesas de debate propostas no SETA configuram-se como uma espécie de “qualificação” dos trabalhos acadêmicos apresentados.

Além disso, o evento conta, também, com as mesas de abertura e encerramento, que propõem discussões mais amplas no âmbito das pesquisas em Linguagem, como as mesas desta edição, nas quais o tema “40 anos do Instituto de Estudos da Linguagem” será abordado.

A XXIII edição do Seminário de Teses em Andamento (SETA), tal como nos anos anteriores, ocorrerá no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), de 06 a 08 de novembro de 2017. Os locais utilizados pelo evento para a apresentação dos trabalhos serão as salas de aula de graduação e pós-graduação do IEL, que se encontram no piso inferior e superior do prédio, e que estarão sinalizadas na programação (em preparação).