Letramentos ao longo da vida: interlocuções entre linguagens, mídias e tecnologia

Cátia Silene Câmara Lassalvia

Universidade Estadual de Campinas/SENAC-SP

Os estudos e pesquisas sobre letramentos transmidiáticos, transletramento e metaletramento estabelecem um debate interdisciplinar entre a Linguística Aplicada, a Comunicação e as Ciências da Informação. Essas perspectivas, estabelecidas nos últimos 15 anos e que sucederam as investigações sobre novos e multiletramentos, buscam compreender o papel das linguagens, das mídias e da tecnologia nas veredas que possibilitam processos de aprendizagem coletivos e individuais. As três vertentes, egressas de campos de estudo e de países específicos, têm a premissa de que os letramentos são práticas móveis, encadeadas e absolutamente indissociáveis de seus contextos sociais. Elas manifestam-se no tempo da escola e além dele, a partir da visão de que se aprende em todos os lugares e ao longo de toda a vida (lifewide e lifelong learning). Objetiva-se, nesta sessão, apresentar uma cartografia, a compilação crítica desse pensamento que é fragmentado e que envolve, principalmente, os letramentos informacionais, midiáticos, digitais e de dados. A Semiótica Social contribui de modo basilar ao perceber linguagens e letramentos como sistemas semióticos situados e dinâmicos, que atuam em contextos mais amplos, nos quais os falantes, escritores, aprendizes e produtores multimodais e transmidiáticos de conteúdo realizam escolhas sucessivas sobre linguagens, mídias e tecnologias para expressar os sentidos desejados, (trans/meta) letrando-se, em encadeamentos contínuos.