O Celpe-Bras na Unicamp​

A Unicamp sempre teve uma grande tradição no ensino de português para estrangeiros. Foi aqui que alguns dos primeiros materiais de ensino para esse público alvo foi desenvolvido, assim como muitas pesquisas nessa área.

No início dos anos 90, um grupo de pesquisa do Departamento de Linguística Aplicada da Universidade iniciou o desenvolvimento de um exame de proficiência (EPPE) para seus alunos estrangeiros, exame esse que viria a ser o embrião do Celpe-Bras.

Campus Unicamp em 1990, por Márcio Okabe

Quando, em 1993, a Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu) cria uma Comissão Técnica composta por pesquisadores de diversas universidades para desenvolver o primeiro exame nacional de proficiência, o EPPE é socializado e utilizado como ponto de partida para o novo exame, após consentimento dos membros do grupo de pesquisa.

Celpe-Bras 2016/1, por UFCSPA

Em 1998, por ocasião da primeira aplicação do Celpe-Bras, a Unicamp figura como um dos oito primeiros postos aplicadores do exame, coordenado, até os dias de hoje, pela Profa. Dra. Matilde V. R. Scaramucci, membro da Comissão Técnico-científica do exame desde 1993 e uma das responsáveis pela concepção e desenvolvimento do EPPE e do Celpe-Bras.

Entrada da Unicamp, por Priscilla Micaroni

Os recursos das inscrições, desde a primeira aplicação, têm sido utilizados para a remuneração dos avaliadores da parte oral e examinadores da parte escrita, como parte de uma política de aprimoramento do exame e valorização dos profissionais que atuam na área de avaliação.

Atualmente, também outros docentes da Unicamp fazem parte da Comissão Técnica, que assessora o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na elaboração e correção do Celpe-Bras.