Seja bem-vindo ao site do E-Lang!

Letramentos Acadêmicos Orais, Mídias e Desenho Educacional de MOOCs para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira

Integrantes: ROCHA, Claudia Hilsdorf – Coordenadora

Descrição:

Inserido no campo da linguística aplicada crítica, este projeto individual de pesquisa tem como objetivo central investigar potencialidades e limites de plataformas, mídias e recursos digitais, a fim de subsidiar teórica e metodologicamente o desenvolvimento do desenho educacional de um MOOC voltado à aprendizagem de gêneros acadêmicos orais em português como língua estrangeira/adicional em tempos de internacionalização; 1) Levantar o perfil e necessidades do público-alvo em relação à produção oral em PLE em contexto acadêmico; 2) Levantar junto aos professores e alunos de PLE na universidade os gêneros orais mais recorrentes na vida acadêmica; 3) Mapear estudos e iniciativas já existentes de trabalho com gêneros orais acadêmicos, em sua interface com as tecnologias educacionais; 4) Mapear estudos e iniciativas voltadas para a aprendizagem independente de línguas em meio digital; 5) Identificar plataformas e recursos digitais já existentes que se mostrem apropriados para o desenvolvimento de cursos centrados na aprendizagem de gêneros orais acadêmicos; 6) Observar aulas de PLE para identificar dificuldades recorrentes enfrentadas pelos alunos no processo de produção oral de gêneros acadêmicos; 7) Com base nos objetivos específicos supracitados, delimitar as diretrizes para o desenho educacional de um MOOC voltado à produção oral em gêneros acadêmicos em PLE para subsidiar o desenvolvimento do curso

Situação: Em andamento.
Natureza: Pesquisa.