Seja bem-vindo ao site do E-Lang!

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

Pós-doutorado

Dáfnie Paulino da Silva (desde 2019)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1925805525999306 

Título: Estratégias e desenhos tecnopedagógicos para curso MOOC dedicado aos letramentos acadêmicos orais em PLE [Strategies and Techno-Educational Design for MOOCs linked to   Academic Oral literacies in Portuguese as a Foreign Language].

Fomento: CAPES.

Doutorado

Gilmara dos Reis Ribeiro (desde 2019)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5041853015939122 

Título: Letramentos de surdos: vivências, discursos e propostas para o ensino-aprendizagem de português como segunda língua [Literacies for Deaf People: Experiences, Discourses and Proposals for the Teaching of Portuguese as a Second Language]. 

Fomento: CAPES.

Themis Rondão Barbosa (desde 2019)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0093071321086264

Título: Ensino de línguas sob a perspectiva da prática translíngue: possibilidades pela formação continuada de professores [Language Education from a Translanguaging Perspective: Possibilities for teacher Education]. 

Fomento: CAPES.

Jéssica Vasconcelos Dorta (desde 2018)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1881593687694531

Título: Palavreando: análise dos processos de produção de sentidos em um app educacional para surdos [Wording: Evaluation of Meaning Making Processes in an Educational App for Deaf People]. 

Fomento: CAPES.

Mestrado

Eduardo Francini (desde 2019)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1338545870939830 

Título: Linguística Aplicada Crítica e o ensino da língua inglesa na BNCC: os (im)pactos de uma matriz nacional e a busca por novos desenhos curriculares [Critical Applied Linguistics and the Teaching of English in the Brazilian Common Core Curriculum].

PROJETOS DE PESQUISA CONCLUÍDOS

Pós-doutorado

Michele Salles El Kadri (2018-2019)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/0616673725766329 

Título: Trans(formando) professores de inglês: uma proposta de material didático para a formação inicial de professores com uso de tecnologias digitais [Teacher Education and Digital Technologies: a Proposal for Didactic Material Development].

Doutorado

Bruno Cuter Albanese (2019-2020)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3957167838331604 

Título: Letramento midiático geográfico: potencialidades e limitações para um ensino crítico e transformador [Critical Media Literacy in Geography: Possibilities and Limitations for a Critical and Transformative Education]. 

Fomento: CAPES.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/353316

Tiago Pellim da Silva (2016-2020)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/7622666186776655 

Título: Revisitando o ensino/aprendizagem de inglês no contexto da educação técnica profissionalizante a partir da prática de um letramento crítico-translíngue [Revisiting the Teaching of Academic English from the Perspective of Critical and Translingual Literacy]. 

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/352663 

Denise Hibarino (2014-2019)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/5154456042249467 

Título: Vivências da agência docente nas aulas de língua inglesa do Profis-Unicamp [Teaching Agency in the English Classes of ProFIS-Unicamp]. 

Fomento: CAPES.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/332613

Karina Aparecida Vicentin (2014-2018)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/3503412248692986 

Título: Carta para um amor que vai embora ou que vai fazer história? Narrativa de uma professora-formadora – do ensino e aprendizagem de línguas, das tecnologias educacionais e das instâncias de apropriação [A Love Letter for Someone who is Leaving or Making History? The Narrative of a Language Teacher and a Teacher Educator]. 

Fomento: CAPES.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/333543

Eliane Fernandes Azzari (2014-2017)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8492170739399317 

Título: Apropriação de tecnologias digitais, ensino de língua inglesa na escola pública e formação de professores: sobre discursos e práticas [Digital Technology Appropriation, the Teaching of English at Public School and Teacher Education]. 

Fomento: CNPq.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322137

Joana de São Pedro (2013-2016)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8728431154544983

Título: Língua inglesa, transculturalidade e transdisciplinaridade no ensino fundamental I: percursos e representações docentes [English, Transculturality and Transdisciplinarity at Brazilian Primary School]. 

Fomento: CAPES.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/322433

Guilherme Jotto Kawachi (2011-2015)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/4871972823086159 

Título: Ensino de inglês para a interculturalidade: investigando as representações discentes no Profis/Unicamp [English Teaching for Interculturality: Researching into Students’ Beliefs at ProFIS/Unicamp].

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/269309

Mestrado

Giovanna Bertonha (2019-2021)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9118747697349838

Título: Letramento literário crítico: uma proposta para o ensino transgressivo de literatura nas aulas de Língua Inglesa no Ensino Médio [Critical Literary Literacy: Educational Proposals for the Teaching of Reading in the English Classes]. 

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/359721

Daniel dos Santos (2017-2019)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9344434926248835 

Título: Formação docente em um site de rede social para professores de PLE: da organização e dos indícios de identidades [Portuguese as a Foreign Language Teacher Education on a Social Network Site: Organization and Identity Signs]. 

Fomento: CNPq.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/335638

Jéssica Vasconcelos Dorta (2015-2017)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1881593687694531 

Título: Surdez, tecnologia e participação social: tecnologias móveis no ensino-aprendizagem de português (língua estrangeira) para surdos [Deafness, Technology and Social Participation: Mobile Technology in the Learning Process of Written Portuguese]. 

Fomento: CNPq.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/330282

Luciana Vasconcelos Machado (2014-2016)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8087792877443121 

Título: Letramentos e projetos colaborativos no ensino de Língua Inglesa no Profis/Unicamp [Literacies and Collaborative Projects in ProFIS English Language Teaching]. 

Fomento: CAPES.

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/320918

Natasha Guimarães Konopczyk Maluf Farhat (2014-2016)

Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/1544679586221268 

Título: Tecnologias móveis e aprendizagem de português como língua estrangeira: um estudo exploratório sobre perfis de usuários e aplicativos [Mobile Technologies and the Learning of Portuguese as a Foreign Language].

Fomento: CAPES. 

Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/321243