Seja bem-vindo ao site do E-Lang!

ARTICLES IN JOURNALS

DIALOGUES ON TRANSLINGUAL RESEARCH AND PRACTICE: WEAVING THREADS WITH SURESH CANAGARAJAH’S VIEWS

Autores: Cláudia Hilsdorf Rocha e Ruberval Franco Maciel e Suresh Canagarajah

REVISTA X, v. 15, p. 7-31, 2020

Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/71807 

TRANSLINGUAGENS: DISCURSO, POLÍTICAS E PEDAGOGIAS

Autores: Cláudia Hilsdorf Rocha e Adolfo Tanzi Neto

REVISTA X, v. 15, p. 1-6, 2020.

Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/73182 

Dossiê Temático “TRANSLINGUAGENS: DISCURSO, POLÍTICAS E PEDAGOGIAS”

Organizadores: Cláudia Hilsdorf Rocha e Adolfo Tanzi Neto

Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/issue/view/2961 

Educação linguística na liquidez da sociedade do cansaço: o potencial decolonial da perspectiva translíngue

Autora: Cláudia Hilsdorf Rocha

DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 35, p. 1-39, 2019.

Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1678-460×2019350403   

Ensino de língua estrangeira como prática translíngue: articulações com teorizações bakhtinianas

Autores: Cláudia Hilsdorf Rocha e Ruberval Franco Maciel

DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 31, p. 411-445, 2015.

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/delta/v31n2/1678-460X-delta-31-02-00411.pdf 

BOOKS AND CHAPTERS

Diálogos sobre tecnologia educacional: Educação linguística, mobilidade e práticas translíngues

Autores: Cláudia Hilsdorf Rocha, Michele Salles El Kadri e Joel Austin Windle

Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, 342p.

Disponível em: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=972 

Multimodalidade, letramentos e translinguagem: diálogos para a educação linguística contemporânea

Autores: Cláudia Hilsdorf Rocha e Ruberval Franco Maciel 

In: SANTOS, L. I. S; MACIEL; R. F. (Org.). Formação e prática docente em Língua Portuguesa e Literatura

Campinas: Pontes Editores, 2019, v. 1, p. 117-144.

Disponível em: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=1235 

Ensino de língua inglesa na contemporaneidade: diálogos entre prática translíngue e a teoria bakhtiniana

Autora: Cláudia Hilsdorf Rocha 

In: ROCHA, C. H.; BRAGA, D. B.; CALDAS, R. R.. (Orgs.). Políticas linguísticas, ensino de línguas e formação docente: desafios em tempos de globalização e internacionalização.

Campinas: Pontes Editores, 2015, v. 1, p. 29-60.

Disponível em: http://ponteseditores.com.br/loja/index.php?route=product/product&product_id=686 

Reflexões sobre contemporaneidade, orientação translíngue e ensino crítico de língua estrangeira

Autora: Cláudia Hilsdorf Rocha

In: MOURA, M.; SALIÉS, T. S.; STANKE, R. S.; BOLACIO, E. (Orgs.). Ensino-aprendizagem de alemão como língua estrangeira: teoria e práxis

Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2014, v. 1, p. 53-74.

Disponível em: https://www.letracapital.com.br/produto/ensino-aprendizagem-de-alemao-volume-2/

TALKS AND INTERVIEWS

Translinguagem, letramentos dinâmicos e multissensorialidade na educação linguística crítica 

Disponível em: <https://bit.ly/3cFKapv>

Translinguagem: o que é e como ela pode informar uma perspectiva crítica de ensino?

Disponível em: <http://spoti.fi/3eKracj>