Ana Raquel Motta

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Mestrado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2009), com bolsa Fapesp. Atualmente é professora dos cursos de Letras e Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (desde 2009). Também é supervisora de estágio (curso de Letras) e coordenadora do PIBID (área de Letras – Português), com 15 bolsistas. Tem nove anos de experiência como professora de educação básica (ensino médio) e cinco anos de experíência como professora de educação superior (curso de Letras e Pedagogia). Atualmente é professora e co-orientadora em pós-graduação Lato sensu do IEL-Unicamp. Além disso, tem atuado, desde 2005, em diversos cursos de curta e média duração de formação de professores de Língua Materna. Suas áreas de atuação principais são a Linguística e a Linguística Aplicada (questões de letramento, ensino de leitura e escrita e material didático em língua materna). A área de ênfase de seu mestrado e doutorado é Análise do Discurso, principalmente os seguintes temas: análise do discurso, práticas discursivas, ethos discursivo, heterogeneidade enunciativa, fórmulas discursivas, enunciação aforizante e cultura brasileira (canção popular e rap). É pesquisadora vinculada ao Centro de Estudos “Fórmulas e Estereótipos – Teoria e Análise” (FEsTA), do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

linha de pesquisa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *