V JELT
JORNADA DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TECNOLOGIA
Data: 30 e 31 de maio de 2019
Local: IEL/UNICAMP
Tema: Agendas e Desafios para a Linguística Aplicada Pós-Humanista: das políticas, práticas de linguagens, pedagogias e mídias
Objetivos centrais: Estimular o debate no campo da Linguística Aplicada crítica e áreas afins sobre visões e caminhos alternativos e mais evidentemente desafiadores de compreensão, engajamento e investigação ligados às mais diversas práticas de linguagens e educacionais na atualidade. Propiciar possibilidades de intercâmbio acadêmico entre pesquisadores, educadores e demais profissionais interessados em discutir, de forma propositiva e em um enfoque transdisciplinar, uma ampla gama de questões relacionadas a epistemologias, metodologias e políticas na área das ciências aplicadas, que possibilitem um olhar pós-humanista, questionador e aprofundado acerca da condição humana na sociedade contemporânea, dos modos de produção e difusão de conhecimentos e verdades nos mais diversos campos da atividade social e midiática. Contribuir para a expansão e fortalecimento de pautas de resistência frente a perspectivas monolíngues e discursos autoritários, discriminatórios e de violência no campo das Linguagens e da Educação Linguística na sociedade contemporânea. Nesse viés, as questões gerais e propulsoras das reflexões e diálogos assim se apresentam: Como nosso pensamento, ações e objetos de pesquisa e/ou interesse afetam a nossa vida e a vida das pessoas? Quais alternativas mostram-se viáveis para o enfrentamento de discursos hegemônicos e de violência, em seus mais diversos tipos, em favor de uma sociedade mais pacífica, democratizadora e preocupada com a dignidade e com os direitos humanos no campo aplicado?
Público-alvo: graduandos, pós-graduandos, docentes, pesquisadores e demais profissionais das áreas de Linguística, Linguística Aplicada, Educação, Sociologia, Tecnologia e campos afins.
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Vinculação institucional:
A V JELT é também uma iniciativa vinculada ao Projeto Nacional de Letramentos (USP/CNPq), ao Núcleo de Estudos Críticos em Linguagens, Educação e Sociedade (NECLES/UFF), ao Programa de Estímulo a Mobilidade e ao Aumento da Cooperação Acadêmica da Pós-Graduação em Instituições de Ensino Superior de Sergipe (PROMOB), dos quais a Unicamp participa, e ao Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Pirituba).
Apoio: