Plano de Trabalho para o primeiro semestre de 2016
Escrever diário entre exceção e transmissão

Coordenação: Flavia Trocoli – UFRJ/Outrarte

A proposta de trabalho para o primeiro semestre de 2016 pretende afinar-se ao tema do próximo Encontro Outrarte, a saber: “O caso – entre exceção e transmissão”. Diário de luto, 1979, de Roland Barthes, e Minha fantasma, 1999, de Nuno Ramos, se dizem diários e poderiam ser lidos a partir das teorias do “boom autobiográfico” (Cf. Arfuch, 2010, e Klinger, 2012) às voltas com o retorno da autorreferência. No entanto, proponho analisá-las anacronicamente a partir de questões caras a um certo Modernismo, pelo menos de Marcel Proust a Marguerite Duras, ou de Sigmund Freud a Maurice Blanchot, com destaque para duas tensões incontornáveis: o descentramento do eu, tanto pela palavra, quanto pelo objeto, e a ameaça da obra pela não-obra que, neste momento, será desdobrada em ameaça da construção pela pulsão mortífera, do luto pela melancolia. A análise dessas tensões delineará com mais precisão o modo de transmissão que se coloca em cena através de uma escrita, ameaçada pelo tempo e pela morte, que se alinha à exceção subjetiva.

Bibliografia Preliminar a ser trabalhada nos encontros:

BARTHES, Roland. Diário de luto. Tradução: Miguel Serras Pereira. Lisboa: Edições 70, 2009.
“Deliberação”. In: O rumor da língua. Tradução: Mário Laranjeiras. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
A preparação do romance I: da vida à obra. Texto estabelecido, anotado e apresentado por Nathalie Léger. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BLANCHOT, Maurice. “O diário íntimo e a narrativa”. In: O livro por vir. Tradução: Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Tradução, introdução e notas: Marilene Carone. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
RAMOS, Nuno. Minha Fantasma. São Paulo, 98-99. Edição do Autor.
Ensaio Geral: roteiros, ensaios, memórias. São Paulo: Globo, 2007.

Encontros:
Sextas-feiras: 4 de março, 1 de abril, 6 de maio, 3 de junho e 1 de julho.
Horário: 11:30h às 13h.
Local: a definir.

Aos interessados, solicitamos entrar em contato: flavia.trocoli@gmail.com