Coordenação: Marlon Augusto Barbosa (UFRJ/Outrarte) e Sergio Alexandre Novo (UFRJ)

Em Diante da imagem, Georges Didi-Huberman reelabora, a partir dos estudos clínicos de Sigmund Freud em A interpretação dos sonhos, as discussões acerca da imagem e da concepção de História e de Crítica da Arte. Didi-Huberman se opõe a uma parcela dos críticos que, na esteira do pensamento de Erwin Panofsky, aplicavam rigorosamente a filosofia kantiana ao domínio do estudo histórico das imagens. A partir de uma leitura cerrada da obra de Georges Didi-Huberman, o objetivo desse grupo de discussão é pensar que a suas considerações sobre a imagem formulam um questionamento acerca da representação do discurso teórico e histórico. Este questionamento, partindo da psicanálise, parece propor que a História da Arte precisa ser pensada junto com uma teoria do sujeito: sujeito pensado, segundo Didi-Huberman como “rasgadura e não como fechamento, sujeito inabilitado à síntese” (Didi-Huberman, 2013, p. 15). Uma pergunta parece ser central para as discussões do grupo: como se faz o trabalho de transposição da psicanálise para os estudos da imagem por Georges Didi-Huberman?

Bibliografia preliminar a ser trabalhada nos encontros:

Cixous, Hélène. Poetas en pintura. Escritos sobre arte: de Rembrandt a Nancy Spero. Edición y prólogo de Marta Segarra y Joana Masó. EllagoEdiciones, 2010.

Didi-Huberman, Georges. A imagem sobrevivente. História da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

_____. A pintura encarnada seguido de A obra-prima desconhecida de Honoré de Balzac. Tradução de Osvaldo Fontes Filho e Leila de Aguiar Costa. São Paulo: Escuta, 2012.

_____. Invenção da histeria. Charcot e a iconografia fotográfica da Salpêtrière. Tradução de Vera Ribeiro. 1ͣ edição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

_____. Diante da imagem. Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 2013.

_____. O que vemos, o que nos olha. 2ͣ edição. São Paulo: Editora 34, 2010.

_____. Pensar debruçado. Tradução de. V. Brito. KKYM, 2015.

Freud, Sigmund. A Interpretação dos Sonhos. Rio de Janeiro: Imago, 2001.

Panofsky, Erwin. Idea: a evolução do conceito de Belo. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Coordenação:

Horário: de 10h às 12h30min.
Local:Faculdade de Letras da UFRJ

O primeiro encontro será no dia 27 de abril às 10 horas.
Aos interessados, solicitamos entrar em contato pelo e-mail dos coordenadores.