Coordenação: Marlon Augusto Barbosa (UFRJ/Outrarte)

Em uma conferência pronunciada no Colégio das Artes de Coimbra, em 2014, intitulada “Ao passo ligeiro da serva – saber das imagens, saber excêntrico”, Georges Didi-Huberman estabelece brevemente uma relação entre a leitura que Sigmund Freud realiza do texto “Gradiva: uma fantasia pompeiana”, de Wilhelm Jensen, e o trabalho de Aby Warburg sobre as ninfas, principalmente pensando a partir do Atlas Mnemosyne. Para Didi-Huberman, as ninfas figuram para Warburg como Gradiva figurou para Freud. O objetivo desse grupo de estudos vai ser justamente tentar estabelecer pontos de contato entre Warburg e Freud. A partir desses pontos de contato, partindo principalmente do pressuposto de uma prática de leitura psicanalítica, Georges Didi-Huberman parece propor que a História da Arte precisa ser pensada junto com uma teoria do sujeito. Uma pergunta parece ser central para as discussões do grupo: como se faz o trabalho de transposição da psicanálise para os estudos da imagem por Georges Didi-Huberman?
Bibliografia preliminar a ser trabalhada nos encontros:

AGAMBEN, G. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.

DIDI-HUBERMAN, G. Ninfa moderna: ensaio sobre o planejamento. Lisboa: KKYM, 2016.

DIDI-HUBERMAN, G. Ouvrir Vênus: Nudité, rêve, cruauté. Paris: Gallimard, 1999.

FREUD, S. “Delírios e sonhos na Gradiva de Jensen”. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. IX. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, S. “Construções em análise”. Edição Standard Brasileira das Obras Completas de Sigmund Freud, vol. XXIII. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

JENSEN, W. Gradiva: uma fantasia pompeiana. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987.

WARBURG, A. Ninfa Florentina. Fragmento de um projeto sobre as ninfas. Porto: ProjectoYmago, KKYM, 2012.

Coordenação: Marlon Augusto Barbosa (marl.augustbarbos@gmail.com) – UFRJ/Outrarte
Horário: 14 horas.
Local: Faculdade de Letras da UFRJ.

O primeiro encontro será no dia 03 de abril às 14 horas.
Aos interessados, solicitamos entrar em contato pelo e-mail do coordenador.