Informamos que as atividades do grupo para este ano (2013) estão em fase de definição e por enquanto a entrada de novos participantes está suspensa.

Objetivos: Promover o estudo e a discussão sobre as patologias na infância e a estruturação subjetiva. Oferecer uma atividade clínica que vise realizar o diagnóstico estrutural e longitudinal precoce com crianças com suspeitas de psicopatologias graves. Discutir questões sobre os aspectos clínicos, éticos e práticos desse trabalho, a partir dos encaminhamentos recebidos de profissionais da saúde e da educação. Partimos do princípio que para a psicanálise o objetivo principal do diagnóstico é pontuar o lugar do sujeito na estrutura. Nossa prática tem como diretrizes básicas:

1. Intervir precocemente e agilizar o acesso da criança, e seus pais, a um tratamento psicanalítico (crianças de até seis anos de idade);

2. Possibilitar o atendimento e o encaminhamento para profissionais comprometidos com a formação psicanalítica;

3. Oferecer assessoria aos trabalhos realizados com crianças em instituições.

Coordenação: Eliana da Silva Benguela (psicanalista, Outrarte-IEL/Unicamp) e Conceição Aparecida Costa Azenha (psicanalista, Outrarte-IEL/Unicamp).

Modalidades de atividades para seus participantes:

Atendimento clínico: Para os interessados e em condições de oferecer esse trabalho.

Grupo de estudos: O grupo decide as leituras a partir das necessidades do trabalho clínico e das indagações teóricas que surgem nas discussões.

Discussão clínica: Apresentação de casos e trabalhos oferecidos para profissionais e instituições.

Percurso

2004: Primeiras aproximações ao tema. Nos primeiros encontros, discutimos sobre a proposta, sobre o livro “Há um infantil na psicose” de Bergès e Balbo e sobre um pedido de atendimento.

2007: Aprovação do projeto: O pedido para iniciar o projeto da clínica de Nina foi aprovado pelo IEL que concedeu para esse fim uma sala de atendimento junto ao prédio do CCA. Fizemos a discussão da proposta e avaliação das condições de atendimento. Iniciaram o projeto pessoas que participaram de sua elaboração, convidados e integrantes do SEMASOMa que manifestaram interesse pelo tema.

2008: Inicio das atividades clínicas e da estruturação dos projetos em reuniões quinzenais para estudos e discussão de casos clínicos.

2009: Inicio das apresentações e discussão de casos clínicos.

Percurso de estudo:

1. “A intervenção psicanalítica nas psicoses não-decididas da infância” de Leda Fischer Bernardino, in: Psicose aberturas da clínica da APPOA;

2. Lacan: “Alocução sobre as psicoses da criança” e “ Nota sobre a criança”, in: Outros Escritos;

3. de “O nascimento do real”, à luz da leitura de “A Negativa” de Freud;

4. “Autismos: uma contribuição para pensar o sujeito em psicanálise” de Nina Leite;

5. “Notas sobre o diagnóstico diferencial da psicose e do autismo na infância” de M. Cristina M. Kupfer; (link do texto: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642000000100006)

6. “Qual o tratamento para o sujeito autista?” de Jean-Claude Maleval; trad.: Paulo Sérgio de Souza Jr.; (link do texto: http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/8504/5965)

7. “Sobretudo verborrágicos: Os autistas”, de Jean-Claude Maleval; trad.: Paulo Sérgio de Souza Jr.

PROGRAMAÇÃO 2010
Sexta-feiras às 14h30
Reuniões agendadas: 7/05; 21/05; 11/06; 25/06 e 9/07.

Critérios para ingresso no projeto

O projeto é dirigido exclusivamente aos participantes e pesquisadores do Outrarte, que desenvolvem trabalhos com questões relativas às patologias e estruturação subjetiva, na linha de pesquisa linguagem e psicanálise. Os interessados devem entrar em contato com as coordenadoras do projeto.

Solicitação de atendimento clínico

Os interessados devem entrar em contato com a secretaria do C.C.A pelo telefone (19)35211537 ou enviar e-mail para a coordenação: c029404@dac.unicamp.br e elianabenguela@uol.com.br.