Pular para o conteúdo

Vozes Apagadas, Lugares de Escuta: Desarranjar perspectivas

Diante da cacofonia diária dos grandes centros higienizados gentrificados urbanos, dos ruídos dos aparelhos eletrônicos, do constante bombardeio de anúncios liberalistas propagandísticos, dos automóveis e máquinas que falam a língua da obsolescência programada produção, do vozerio de gritos silenciosos nas redes sociais, quem ou o que se escuta? Se escuta, escuta?

No meio da maré de ecos imperativos é preciso ressignificar os sons que se ouvem, subverter o ruído o chiado monotonal e sintonizar os gritos os clamores as súplicas os sussurros daqueles e daquelas que devem ser ouvidas. Quem deve ser ouvido? Quem dita como deve ser ouvido?

O levante de vozes, discursos, relatos e exposições não será impedido calado inescutado. A verdade não pode ser selada com provas periciais doencismos medidas judiciais cabíveis queimas de arquivo balas perdidas ameaças silêncios.

Cordas vocais rompidas pelo atrito dos anos de luta desespero. Pior do que ocultar é desaparecer dissipar extinguir deletar eliminar remover aniquilar exterminar apagar. Pior do que ser impedido de falar é não conseguir ouvir perceber entender escutar.

Como um caleidoscópio, a SELLL Semana de Estudos Literários, Letras e Linguística propõe desordenar desorganizar desarrumar desarranjar as histórias sentidos lógicas perspectivas vigentes. Escancarar a surdez das vozes e a mudez dos ouvidos. Redesorganizar o labirinto auricular consuetudinário rotineiro habituado às mesmas veredas verdades vontades vícios às mesmas, às mesmas, às mesmas. Não seremos amplificadores passivos, nossos ouvidos não serão obstruídos com suas línguas.

Que o único martelo a ressoar seja o próximo ao tímpano.

Que a única raiz a crescer seja a da língua

Convidamos todas e todos a participarem da SELLL 2018, de 24 a 26 de outubro.

Comissão Organizadora

Ana Júlia Valezi, Arthur Araujo, Júlia Mendes, Lucas Michelani, Mariana Godoy Martins, Vinicius Sacaro Perin.

Apoio e agradecimentos

Agradecemos à artista Fernanda Ferreira ao artista André Bortoletto, estudantes do curso de Artes Visuais da Unicamp, pela idealização e elaboração da identidade visual da edição 2018.

Agradecemos aos demais patrocinadores, parceiros e apoiadores, que contribuíram para a realização do evento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO →