Nota 01

Originalmente apresentado na Mesa-redonda Práticas de Leituras: história e modalidades, no XXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Intercom, Campo Grande, 2001.

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Nota 02

Profa. Dra. Márcia Abreu. Departamento de Teoria Literária. Instituto de Estudos da Linguagem - Unicamp.

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Nota 03

Santo Agostinho, Confissões. Apud. MANGUEL. Alberto. Uma história da leitura, São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p.58.

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Nota 04

"L'art de bien lire n'est autre chose que l'art de bien dire ce qui est écrit, c'est-à-dire de donner aux phrases qu'on a à prononcer at aux mots qui les composent, la véritable expression dont ils sont suceptibles. Sous cet apperçu, on peut voir l'analogie parfaite qui existe entre l'Art de bien lire et celui de bien parler." LE TEXIER. Petit Cours de Littérature, à l'usage de la jeunesse de l'un et l'autre sexe. Contenant une dissertation sur l'art de bien lire, sur chaque genre de style, et un Recueil de morceaux choisis de poëtes et des Orateurs français. Paris, chez Michel, 1801, p. I.

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Nota 05

Cf. CHARTIER, Roger. Le livre en révolutions, entretiens avec Jean Lebrun, Paris, Textuel, 1997.

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Nota 06

TISSOT, Simon-Andre De la santé des gens de lettres. Laussane, chez Grasset & Comp et à Lyon, chez Duplain, 1775. (pág 20 - 26)

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Nota 07

Manuel Payno nasceu em 1810 e faleceu em 1894. É um dos expoentes do romantismo mexicano.

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Nota 08

"Hay mujeres que les causa hastío sólo el ver un libro - esto es malo -. Hay otras que devoran cuanta novela y papelucho cae en sus manos - esto es peor -. [...] Una mujer que lee indistintamente toda clase de escritos, cae forzosamente en el crimen o en el ridículo. De ambos abismos sólo la mano de Dios puede sacarla. [...] Mujer que lee las Ruinas de Volney, es temible. La que constantemente tiene en su costurero a la Julia de Rousseau y a Eloísa y Abelardo, es desgraciada. Entre la lectura de las Ruinas de Volney y la de Julia, es preferible la de novenas." Payno, Manuel. Sobre mujeres, amores y matrimonios. México, Instituto Nacional de Bellas Artes-Premiá, 1984, apud: STAPLES, Anne. "La lectura y los lectores en los primeros años de vida independiente" ". In: Historia de le lectura en México. México, D.F.: Ediciones del Ermitaño, 1988, p. 105-106).

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Nota 09

Interessantes pesquisas sobre representações de leitura produzidas nos últimos cem anos estão em FRAISSE, Emmanuel, (et alii) Representações e Imagens de Leitura, São Paulo, Editora Ática, 1997. Ver especialmente POULAIN, Martine. "Cenas de leitura na pintura, na fotografia, no cartaz, de 1881 a 1989".

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Nota 10

Realizada por A. Franceschini Análises de Mercado a pedido da CBL (Câmara Brasileira do Livro), Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel), Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros)

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Nota 11

Apesar disso 69% declararam ter formas mais modernas de se atualizar. Os estratos mais pobres citaram o rádio, a televisão, o jornal e a revista; os mais abastados mencionaram a Internet e a TV paga.

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Nota 12

O universo pesquisado conduz a certos resultados. O fato de se ter feito a pesquisa em período de férias escolares pode ter diminuído o número de pessoas que declararam estar lendo no dia da entrevista, assim como o fato de se ter considerado apenas pessoas maiores de 14 anos com certo nível de escolaridade influiu nos resultados relativos a livros infantis e infanto-juvenis.

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Nota 13

Os responsáveis pela pesquisa consideraram "leitores efetivos" aqueles que leram ao menos 1 livro nos últimos 3 meses.

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Nota 14

A classe A tem uma renda familiar equivalente a R$ 4.818,00, a classe B tem renda familiar equivalente a R$ 2.029,00 e a classe C tem renda familiar equivalente a R$ 844,00.

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Nota 15

Consideraram-se os leitores de classe D, cuja renda familiar é equivalente a R$ 435,00 e E, cuja renda equivale a R$ 229,00.

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Nota 16

O conjunto das fotos pode ser visto no site www.alb.com.br

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Nota 17

Idéias aqui apresentadas estão discutidas com maior desenvolvimento em "Contradições em torno ao ato de ler", Leitura: teoria & prática, n o 31, Porto Alegre, Mercado Aberto, 2 o semestre de 1998; "A caça ao leitor", in Leitura: teoria & prática, n o 34, Porto Alegre, Mercado Aberto, 2 o semestre de 1999; "Percursos da leitura", prefácio ao livro Leitura, História e História da Leitura, Campinas, Mercado de Letras/ALB/FAPESP, 2000; "As variadas formas de ler", in No fim do século: a diversidade - o jogo do livro infantil e juvenil, Belo Horizonte, Autêntica / CEALE, 2000; "Diferença e desigualdade: preconceitos em leitura", Ler e navegar: espaços e percursos da leitura, Marildes Marinho (org), Campinas, Mercado de Letras : Associação de Leitura do Brasil, 2001. Coleção Leituras no Brasil.

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