Faça uma busca por:



 
TÍTULO : ROLDÃO NO LEÃO DE OURO
AUTOR  : CF. OBSERVAÇÕES ACERVO : CEDAE

 Edição
Local : Juazeiro Editor : José Bernardo da Silva
Proprietário : Cf. Observações Data : 10/05/1974
Número de Páginas : 40 Edição : Sem Informações
Observações : Na primeira página do folheto o título aparece diferente: "O PRÍNCIPE ROLDÃO NO LEÃO DE OURO"; consta o nome de João Melquíades Ferreira, provavelmente o autor, e os Filhos de José Bernardo da Silva aparecem como proprietários, embora na capa, o nome de José Bernardo da Silva esteja como o de editor-proprietário. Há mais dois exemplares desse folheto no CEDAE; um possui capa em preto/azul e data de 10/06/1977 e, o outro, tem capa em vermelho/pardo e data de 03/05/1980.

 Capa
Autor : Sem Informações

Conteúdo : Acima, um soldado com uma princesa e abaixo, um leão.

Ilustração : Desenho Formato : 11 x 16
Cor : Azul-claro/Azul-escuro
Contracapa : Anúncio da Tipografia São Francisco com endereços de agentes.
Observações : Na capa, consta o nome de João Martins de Athayde. Na contracapa do folheto em preto/azul há um anúncio de Literatura de Cordel por José Bernardo da Silva Ltda com endereços de agentes; na contracapa do folheto em vermelho/pardo, há um anúncio da "Lira Nordestina" por Maria de Jesus Silva Diniz, com endereços de agentes.

 Estrutura Poética
Rima : REGULAR (ABCBDB) Estrofes : 190 SEXTILHAS
Métrica : SETESSILÁBICA Sigla da Primeira Estrofe : LQSEEE
Acróstico : SEM INFORMAÇÕES
Primeiro Verso : LEITORES, MATAI O TEMPO
Último Verso : TORNARAM FELIZ A FRANÇA
Observações: Na última página há propaganda sobre confecção de Horóscopo (com exceção do folheto em vermelho/pardo, de 03/05/1980).

 Sinopse

Numa festa em comemoração às vitórias de Carlos Magno, Roldão apaixona-se pelo retrato da princesa Angélica que, mais tarde, descobre estar presa pela madrasta na fortaleza de Tristeféa, em Timorante, terra de Abderaman. Decidido a resgatá-la, Roldão dirige-se à prisão acompanhado de Ricarte, enquanto os outros pares e Carlos Magno vão ajudar o rei espanhol Galafre, em Toledo. Em Timorante, Ricarte compra um leão de ouro de um ourives para que Roldão possa chegar à princesa dentro dele. Depois de encontrá-la e revelar seu amor, Roldão a coloca dentro do leão para fugir da fortaleza, com a ajuda de Ricarte. Para fugir da prisão, Roldão enfrenta o gigante Brutamonte enquanto Ricarte rende os guardas; muito ferido, Roldão é depois tratado pelo amigo e pela velha Zalabarda que até então ajudava a guardar a prisão. Ao descobrir a trama de fuga, o ourives denuncia Ricarte a Brutamonte, que leva a princesa, até então escondida no leão, presa novamente. Mais uma vez, dispostos a salvá-la, com o auxílio de Zalabarda, entram num cano que vai dar na prisão, mas, descobertos por Brutamonte são atacados e depois presos lá dentro. Com a chegada de Abderaman, o conflito aumenta e é travada luta sangrenta com a vinda de Carlos Magno, os doze pares, Galafre e seus homens. Roldão e Ricarte são libertados com Angélica e Abderaman foge. Galafre então oferece a mão de sua filha Galiana a Carlos Magno, mas Brutamonte, enciumado, interfere novamente e tenta raptar a moça em Toledo. Avisados, os doze pares da França dirigem-se para lá e Oliveiros mata Brutamonte. Então, senhor de mais conquistas, Carlos Magno prende Abderaman, comemora e se casa com Galiana, assim como Roldão com Angélica.

Observações :

Títulos iniciando por:
A B C D E
F G H I J
L M N O
P Q R S T
U V X Z