Excerto: Não tenho a pretensão de haver escrito um compêndio de história do Brasil mais completo e metódico do que os que atualmente existem; outras foram minhas vistas, diverso o meu plano. Cumpre-me explicá-lo. Penso que não são as aulas primárias onde se deva aprender a história pátria; pois que à infância que as freqüenta falta o necessário desenvolvimento intelectual para bem apreciar as causas de onde demanaram os principais acontecimentos, nem tão pouco pode investigar a verdade no meio de diversas e muitas vezes contrárias opiniões dos historiadores. Julgo conveniente que seja semelhante estudo adiado para mais provecta idade, para que mais fruto dele se possa colher. Reconheço, por outro lado, a necessidade de dar aos meninos noções rudimentares de história nacional, iniciá-los nas glórias e também nos revezes pátrios, mas de modo agradável, apresentando-lh'os como uma grinalda histórica, ou uma galeria de quadros em que vejam traçados os mais memorandos sucessos. Creio que será esta a mais útil das leituras que lhes possam oferecer.Longe estou de haver preenchido este desidaeratum; o livrinho que ora ofereço ao público é um ensaio, uma tentativa, que submeto à correção dos doutos, podendo ser mais tarde melhorado, se disto se fizer digno.(Pinheiro, Joaquim Caetano Fernandes. Episódios da história pátria contados à infância. 3. ed. Rio de Janeiro: Garnier, 1864)

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