A seção "Ao leitor" que abre o livro reza: A honrosa aceitação das três primeiras edições da Synopse de Eloquência, Poética e crítica literária, , que em curto espaços de tempo foram esgotadas, muito animou-me a empreender a publicação da nova edição melhorada; porque é cousa rara entre nós ver-se um escritor ter a satisfação de publicar tantas edições de seus tranbalhos científicos ou literários, por mais importantes que sejam. Muito naturalmente ralava-me o espírito um certo desânimo, característico dos que não recebem o salutar bafejo do protetorado; o qual não produziu o seu mau efeito porque encontrou a forte resistencia do amor às letras pátrias. Tão somente a este sentimento devo ter-me esquecido dos sacrifícios, desassossego de espírito e dispêndios que acarretam empresas tão difíceis de vencer. Cabendo-m a ocasião de reger a cadeira de retórica, poética e literatura nacional e geral no Imperial Colégio Pedro II, durante o ano de 1877, encontrei um dificílimo programa para o ensino desta cadeira, sem contudo existir ainda compêndio adaptado a ele desde 1876, quano se fizera a penúltima reforma de seu plano de estudos: e o dever de bem cumprir a minha missão impeliu-me a refundir inteiramente a sinopse antiga, compondo postilas para o ensino de meus alunos. Mas esperei que outro mais habilitado se desse ao improbo trabalho de compor um compêndio para o respectivo ensino, como determina o regulamento. Entretanto até a presente data não apareceu tão almejado compêndio, e senti a necessidade de publicar este traballho, que, apesar de incompleto e imperfeito, é o primeiro que aparece adaptado ao progama deste Colégio Nesta quarta edição do Compêndio de Retórica e Poética ampliei e reformei inteiramente as anteriores; porém talvez estaja longe do pensamento dos autores do referido programa. Entretanto serve ao menos para atestar a dedicação de quem há vinte e dois anos, mesmo na obscuridade, tem empregado seus minguados esforços em favor da instrução da mocidade brasileira. Confesso mais uma vez, que este compêndio não encerra novidade alguma; porém, se tem algum mérito, consiste na escolha, que fiz, do que encontrei em muitos e bons autores, que consultei, donde extraí o que me pareceu melhor dando-lhe nova forma: não fiz mais do que o jardineiro, colhendo de espaçoso jardimas variadas flores aqui e ali espalhadas, e formando com elas um ramalhete para oferecer aos apreciadores. Resta-se dizer , que fiz o mais que devia em relação aos acanhados limites de um compêndio: ao professor ilustrado, como deve ser, compete explicar o que aí vai resumido, exercitar seus alunos na arte da palavra, corrigir seus defeitos e, não esquecendo os autores em cujas áureas taças beber a ciência, tornar-se digno das bençãos de seus alunos. Feci quae potui: faciant meliora potentes. Corte, 1 de janeiro de 1879 MC HHonorato |
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