BIOGRAFIA*

 

Jacques Derrida nasceu em El-Biar, Argélia, em 15 de julho de 1930. Os anos de infância e de adolescência foram passados numa Argélia marcada pela colonização e pela guerra.

Em 1949, mudou-se para Paris e ingressou no curso preparatório para a École normale supérieure, sendo admitido ali três anos mais tarde. Completou seus estudos superiores com a dissertação "O problema da gênese na filosofia de Husserl". Em 1956, é aceito na agrégation, recebe uma bolsa de special auditor para a Universidade de Havard, em Cambridge, para consultar ali microfilmes dos inéditos de Husserl, de quem começa a traduzir L'Origine de la geométrie. Em junho de 1957, casa-se com Marguerite Aucouturier, com quem terá dois filhos: Pierre, em 1963, e Jean, em 1967.

Entre 1957-59, presta serviço militar na Argélia como professor numa escola para filhos de militares em Koléa, perto de Argel. De volta à França, dá sua primeira conferência em Cerisy-la-Salle. A partir de 1960, ensina filosofia na Sorbonne, como professor-assistente. Publica seus primeiros trabalhos nas revistas Critique e Tel quel. Recebe o prêmio Jean-Cavaillès pelo livro  Introduction à L'Origine de la geométrie. Passa a ensinar, a convite de Hyppolite e de Althusser, na École normale supérieure, onde permaneceu até 1984 como professor-assistente.

Em 1966, participa em Baltimore (Universidade Johns Hopkins) do simpósio internacional As Linguagens da Crítica e as Ciências do Homem, com a comunicação Estrutura, Signo e Jogo no Discurso das Ciências Humanas, que o tornou célebre e marcou uma relação de aproximação com a instituição universitária nos Estados Unidos.

Publica, em 1967, seus três primeiros livros: Gramatologia, A Escritura e a Diferença e A voz e o Fenômeno. A partir de então, se avolumam as publicações (cf. http://membres.lycos.fr/farabi/biblio/Livres.html) e sua atuação como professor palestrante se estende a várias universidades na Europa e fora dela. A partir de 1975, nos Estados Unidos, depois de ter dado seminários na Universidade Johns Hopkins, passa a ensinar, algumas semanas por ano, em Yale, junto com Paul de Man e Hillis Miller. Intensifica-se, nessa época, sua relação com os Estados Unidos, quando grande parte de sua obra começa a ser traduzida ali.

Atualmente, o Professor Derrida oferece seminários todos os anos no período de dezembro a março, na École des hautes études en sciences sociales em Paris. Nos Estados Unidos, seus seminários acontecem, em todas as primaveras, na Universidade da Califórnia, Irvine e  nas Universidades de Nova York e Columbia, no outono, ano após ano.

Jacques Derrida esteve no Brasil por duas ocasiões. Em 1995, num evento organizado pela USP e PUC-SP, o Professor profere, no grande auditório do MASP, a palestra   História da Mentira: prolegômenos, cuja tradução foi feita por Jean Briant e publicada em Estudos Avançados 10 (27), pela Edusp em 1996.  Em junho de 2001, participou junto com René Major, no Rio de Janeiro, dos Estados Gerais da Psicanálise. Os principais temas discutidos foram: 1. Derrida e a Psicanálise; 2. Hospitalidade e Amizade; 3. Crueldade e Soberania; 4. O Futuro do Homem Face à Tecnologia.

*Algumas das informações que constam dessa biografia foram extraídas do "curriculum vitae" apresentado no livro Jacques Derrida, escrito por Geoffrey Bennington e Jacques Derrida (Jorge Zahar editor, 1991. Tradução de Anamaria Skinner).

 

voltar