Elaboração de questões para análise linguística de textos na perspectiva da LSF: desafios e possibilidades

Cristiane Fuzer

Universidade Federal de Santa Maria

Há aproximadamente vinte anos, no Brasil, a teoria sistêmico-funcional tem sido estudada e aplicada em trabalhos de pesquisa em diferentes níveis nas universidades e em ações de extensão em parceira com instituições de educação básica. Nesse contexto, muitos resultados de pesquisas e produtos de extensão têm sido publicados. Contudo, a didatização de princípios da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) para o ensino de língua portuguesa, com foco na leitura, análise linguística e produção textual, nos diferentes níveis de escolarização, continua envolvendo uma série de desafios. Partindo de um olhar sobre manuais, cartilhas e questões em inglês voltadas para professores do ensino básico (como Humphrey e Droga, 2003; Emilia e Christie, 2013) e em língua portuguesa (Fuzer, 2017; Della Mea, 2020; Cecchin e Fuzer, 2021; Fuzer et al., 2022), nesta palestra temos por objetivo apresentar algumas possibilidades de abordagem didática para o ensino de língua portuguesa na perspectiva da LSF com dois enfoques: a) na descrição da gramática da língua e b) em gênero de texto. Para exemplificação, será apresentada uma sequência de questões que compõem uma atividade didática para ensino e aprendizagem de recursos linguísticos mais relevantes para a realização de um propósito comunicativo, considerando aspectos dos estratos léxico-gramatical e semântico-discursivo da linguagem como sistema. O propósito é mostrar questões que se podem fazer sobre um texto tendo em vista pressupostos da teoria sistêmico-funcional (Halliday e Matthiessen, 2014), como transitividade, modalidade, estrutura temática, dentre outros, que se evidenciam como mais relevantes para a realização do propósito sociocomunicativo de um texto. Buscamos, assim, compartilhar alguns caminhos possíveis para a elaboração de material didático para conduzir processos de letramento com base na LSF.

Referências
CECCHIN, A.S.; FUZER, C. Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de biografias multimodais. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, Pró-Reitoria de Extensão, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1vBR6Do8lOyHo6KwlVmFHLYpbk8rDHtej/view
DELLA MEA, Tatiana. Produção de material didático para a leitura e escrita do gênero narrativa sob a perspectiva da Escola de Sydney. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2020.
DROGA, Louise;  Humphrey, Sally. Grammar and Meaning: An Introduction for Primary Teachers. Target Texts, 2003.
EMILIA, Emi; CHRISTIE, Frances. Factual genres in English: Learning to write, read and talk about factual information. 2013.
FUZER, C.; GERHARDT, C.C; COCCO, C.S.; BARROS, G.B. Ateliê de Textos: atividades de leitura e produção de observação comentada. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, Pró-Reitoria de Extensão, 2022. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1tP00-mYSLYSzlaCaGEgqgnyQYTQQhDxG/view
FUZER, C. Ateliê de textos para ler e reinventar estórias: do contexto ao texto e vice-versa. 1. ed. Santa Maria: Ed. PRE, 2017. e-book. Série Cadernos de Extensão. Cultura. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11535/cadernos_extensao_UFSM_cultura.pdf?sequence=1&isAllowed=y
HALLIDAY, M.; MATTHIESSEN, C.I.M.I. Halliday’s Introduction Functional Grammar. 4th. ed. London: Arnold, 2014.