Do esboço ao papel: Projeto de metáforas lexicais em notícias online durante a Covid

Elaine Espindola

Universidade Federal da Paraíba

Nos últimos anos, devido a pandemia instaurada em março de 2020, tem havido um interesse considerável entre analistas de várias áreas de investigação em aspectos da comunicação em saúde durante o período de crise. Esses interesses incluem resultados obtidos no tratamento, interação médico-paciente, o discurso dos textos de promoção da saúde, a construção da saúde e risco na mídia, entre outros. O foco da investigação se dá nas formas pelas quais a comunicação de saúde e risco se inseriu nas estruturas sociais,a natureza ideológica e ‘disciplinar’ do discurso político, da mídia e do profissional da saúde. O que distingue nosso grupo de pesquisa – HEDRA – que tem uma perspectiva analítica do discurso com base na LSF é seu foco na ‘linguagem em uso’, ou seja, aforma como, nós – seres humanos -, usamos o discurso como uma ferramenta para realizar ações sociais concretas. Assim, esta conferência objetiva discutir e demonstrar como escolhas feitas em um discurso específico não são arbitrárias e funcionam comum propósito em um contexto particular. O HEDRA é uma associação internacional que reúne profissionais da saúde, cuidadores e acadêmicos que buscam retornos baseado sem pesquisa para responder à questões e problemas globais. Desta forma, o grupo Hedra aqui no Brasil, durante o ano de 2022 desenhou, compilou e analisou um corpus constituído de jornais online que englobaram os meses de março de 2020 até setembro de 2021. Após a compilação, o grupo, a nível internacional, desenhou vocabulários específicos que foram recorrentes nessas notícias e que tinham relação com a doença, vírus ou com alguma forma de realização da COVID. Por fim, a análise revelou que os recursos fornecidos pela lexicogramática do português do Brasil para construir nossa experiência através de metáforas junto a outros domínios de experiência auxiliam na disseminação de crenças e comportamentos relacionados à saúde em comunidades e redes sociais.