Categories:

“A memória é uma faculdade humana e uma atividade fundamental para a construção de nossas subjetividades e de nossas relações com as identidades sociais. Como atividade neurológica e psíquica, atua na capacidade de receber, guardar e acessar informações das nossas experiências ou que recebemos por meio de algum processo de transmissão cultural.”

Este material, desenvolvido no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), sob organização de Daniela Palma e Elaine Pereira Andreatta, é um recurso pedagógico que tem o propósito de estimular a diversificação dos saberes na escola (e fora dela), utilizando a memória como mote principal para se pensar novas práticas para o ensino das linguagens.

As propostas aqui apresentadas são diversas nos temas e destinadas a diferentes séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Os formatos de atividades são também variados: projeto didático, sequência expandida, oficina de leitura e/ou escrita, oficina de artes e oficina temática interdisciplinar. Algumas das propostas são apresentadas no formato de textos destinados aos(às) alunos(as), outras têm a interlocução marcada ao(à) professor(a) e são organizadas como materiais que orientam os trabalhos em sala de aula.

O livro está disponível para download gratuito no site da editora Asa da Palavra, que editou e publicou esta obra, baixe aqui.

Tags: