O Programa de História das Idéias Lingüísticas formou-se a partir de conhecimento produzido em projetos  desenvolvidos na década de 1980. Dentre estes tem papel  particular “Discurso, Significação, Brasilidade”, projeto  coletivo desenvolvido na Unicamp com o grupo de análise de  discurso coordenado por Eni Orlandi. Ele incluía, como uma de  suas linhas de trabalho, a questão da língua e da brasilidade  na qual se desenvolveram estudos  sobre a história da língua  portuguesa no Brasil na sua relação com as línguas indígenas assim como estudos sobre línguas de imigração. Interessava pois trabalhar com as línguas em contato e o que daí resultava, principalmente no caso do Brasil, que é um país de colonização com suas particularidades. É dessa época a publicação de um livro organizado por E. Orlandi sobre Política Lingüística na América Latina.

    Os interesses ligados a esta linha de pesquisa levaram E. Orlandi a um Pós-Doutorado na Universidade de Paris VII onde, em um primeiro momento ela organizou um encontro sobre "Cidadania no Brasil e na França" em que se falava sobre questões de cidadania ligadas à Língua Nacional e à Literatura no Brasil. Em um segundo momento, a pesquisadora conheceu S. Auroux, da Universidade de Paris VII, que dirigia um amplo projeto internacional sobre a história das teorias (idéias) lingüísticas. Houve de imediato interesse em que se estabelecesse um convênio formal para que também o Brasil, mais especificamente uma equipe da Unicamp, coordenada por E. Orlandi, participasse do projeto História da Idéis Lingüísticas, em nosso caso, no Brasil.
   
    Esta aproximação se deu no quadro de um  convênio estabelecido entre o IEL-Unicamp e a Universidade de  Paris VII. Esta cooperação levou à constituição de um projeto  conjunto franco-brasileiro, “História das Idéias Lingüísticas:  Construção do Saber Metalingüístico e a Constituição da  Língua Nacional”, coordenado por Eni Orlandi no Brasil e  Sylvain Auroux na França e que teve o apoio CAPES/COFECUB.  Ele tinha como objeto específico produzir conhecimento sobre  a história da língua e a história do conhecimento sobre a  língua. A produção deste primeiro projeto e seus resultados levou a um segundo, também com apoio CAPES/COFECUB: “História  das Idéias Lingüísticas no Brasil: Ética e Política de  Línguas”. Este projeto teve a coordenação no Brasil de Eni  Orlandi (UNICAMP) e Diana Luz Pessoa de Barros (USP) e na  França de Sylvain Auroux e trouxe para o centro de seus  interesses, além da história do saber sobre a língua, a  questão das relações de línguas como a questão política. Este  segundo projeto envolveu na França uma outra relação  institucional: a École Normale Supérieure Fontenay/Saint- Cloud, hoje École Normale Supérieure de Lettres et Sciences  Humaines em Lyon. Ao mesmo tempo os trabalhos dos projetos  foram reunindo tanto outras universidades brasileiras (os  nomes destas universidades aparecem junto ao nome dos  participantes dos projetos) quanto européias, como a  Universidade de Lausanne, na Suíça, e a Universidade de Paris III na França, além de contatos menos formalizados com  pesquisadores de universidades da Alemanha e Itália.


    Estes dois projetos coletivos motivaram, na Unicamp e  em outras universidades brasileiras ligadas ao projeto, um  bom número de trabalhos de iniciação científica, de  dissertações de mestrado, de teses de doutorado, assim como  programas de pós-doutorado. Estes trabalhos levaram a um  grande número de publicações que podem ser vistas na seção de  produção deste site, assim como participação em Congressos e  realização de um bom número de eventos científicos dedicados  à discussão das questões ligadas a este domínio de interesse.  Quanto à organização de reuniões científicas, o programa foi  responsável pela realização no Brasil da 9ª.
International  Conference on the History of the Language Sciences em 2002.

    Outro aspecto ligado ao desenvolvimento deste  Programa é que ele é o centro de interesse de dois convênios  específicos de cooperação entre universidades brasileiras: um  projeto Procad CAPES/UNICAMP/UFSM, e um projeto PQI  CAPES/UNICAMP/UNEMAT.



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