HIL: Ética e Política das Línguas

    Sintese do projeto
    Objetivo

    Linhas de Pesquisa
    Equipe



Síntese do Projeto

    O Projeto “História das Idéias Lingüísticas no Brasil: Ética e Política das Línguas” desenvolveu-se em três centros de investigação conveniados, o Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o Departamento de Lingüística da Universidade de São Paulo (USP), e a École Normale Supérieure de Lyon (antiga Fontenay/Saint-Cloud) sob a coordenação de Eni Puccinelli Orlandi (UNICAMP), Diana Luz Pessoa de Barros (USP) e Sylvain Auroux (ENS), respectivamente.
    O projeto teve uma primeira fase de desenvolvimento, da qual participaram a UNICAMP e o grupo francês, com o apoio do acordo CAPES-COFECUB, tal como para a presente fase do projeto. Naquela etapa, os trabalhos se organizaram em um projeto com o tema “História das Idéias Lingüísticas: a Construção de um Saber Metalingüístico e a Constituição Nacional”. Seu esforço localizou-se principalmente sobre a relação da produção de conhecimento lingüístico ligado à constituição da Língua Portuguesa como a língua nacional do Brasil. A pesquisa focalizou a história da gramática no Brasil, notadamente na segunda metade do século XIX, a constituição de dicionários brasileiros, a produção de uma escrita para a língua no Brasil, a relação de línguas em contato e o estudo de procedimentos de jurisdição da língua e de instituições como as academias. Trabalhou também com Instituições como os primeiros grandes colégios tal o Pedro II, o Culto às Ciências, o Caraça e o Liceu Cuiabano.
 


Objetivo

 O objetivo geral foi o conhecimento sistemático da história da língua portuguesa no Brasil e da constituição de um saber sobre ela. Este objetivo se especifica, no presente projeto, pela tomada de posição que procura ver esta história como um modo de constituir éticas e suas políticas públicas, para que se possa, ao pensar a história, pensar o presente e o modo de projetar o futuro, não como previsão do que pode vir a acontecer, mas como prática que constitui condições de desenvolvimento da vida social na história. Prática esta, sustentada em bases consistentes da reflexão e não improvisadas. Entre estas práticas estão a pesquisa, o ensino e a formulação de políticas sobre as línguas.
 
Linhas de Pesquisa

    O projeto se desenvolveu em torno de duas linhas de pesquisa, e considera que fazer história é tratar do modo de constituição do humano. No caso específico, a língua Portuguesa no Brasil e o saber que sobre ela se constituiu no país, na sua relação com a constituição e o funcionamento do Estado Brasileiro.
A.    A primeira destas linhas é “História da constituição da Lingüística (ao lado da Filologia e Gramática)
     Os trabalhos desta linha se organizaram em torno do seguinte assunto:
     a) Gramática, Filologia e Lingüística.
     b) Relações entre as línguas africanas, as línguas indígenas, as línguas de imigração e o português do Brasil.
     c) Constituição de um Léxico Brasileiro.
     d) Estudos da significação: da enunciação e do discurso.
B.  A segunda linha de pesquisa é “As políticas, o ensino e as normatividades”.
     a) História de ensino do português no Brasil.
     b) Questões de norma na língua.


Equipe

Coordenadoras
Profª Drª Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi (UNICAMP)
Profª Drª Diana Luz Pessoa de Barros (USP)

Coordenação na França
Sylvain Auroux (ENS)

Membros
Ana Di Renzo (UNEMAT)
Ana Zandweiss (UFRGS)
Bethânia Mariani (UFF)
Beth Brait (USP)
Carmen L. Agustini (UFU)
Carolina Rodríguez (UNICAMP)
Clarinda Lucas (UNICAMP)
Claudia Pfeiffer (UNICAMP)
Diana Luz Pessoa de Barros (USP)
Eduardo Guimarães (UNICAMP)
Élcio A. Fragoso (UNICAMP)
Eliana Almeida (UNEMAT)
Elza T. Doe (UNICAMP)
Eni P. Orlandi (UNICAMP)
Freda Indursky (UFRGS)
José H. Nunes (UNESP)
José Leonildo Lima (UNEMAT)
José Luiz Fiorin (USP)
Kati Eliana Caetano (UFMS – FISET)
Lauro Baldini (UNVÁS)
Leila S. J. Bisinoto (UNEMAT)
Leonor L. Fávero (USP)
Lílian P. M. Montenegro (USP)
Luiz Carlos Borges (PUC – Brasília – CNPq)
Luiz Francisco Dias (UFMG)
Margarida M. T. Petter (USP)
Maria Adélia Brandão (USP)
Maria A. Honório (UEM)
Maria Cristina Leandro Ferreira (UFRGS)
Maria Inês P. Almeida (UNICAMP)
Maria Onice Payer (UNIVÁS)
Maria Valéria A. M. Vargas (USP)
Mário Ferreira (USP)
Marisa V. da Silva (PUC – Brasília)
Marli Quadros Leite (USP)
Mônica Zoppi-Fontana (UNICAMP)
Olímpia Maluf de Souza (UNEMAT)
Rosângela Morello (UNICAMP)
Salete de Almeida Cara (USP)
Sheila Elias (UNICENTRO)
Solange Leda Gallo (UNISUL)
Suzi Lagazzi-Rodrigues (UNICAMP)
Taisir Karin (UNEMAT)
Tânia C. C. de Souza (UFF)
Tânia Alkmin (UNICAMP)
Tânia P. Oliveira (UNEMAT)
Telma Rodrigues da Silva (UNIVÁS)
Vera R. M. Silva (UNEMAT)
Waldemar Ferreira Neto (USP)
Wellington Pedrosa Quintino (UNEMAT)


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