Línguas e Instrumentos Lingüísticos n° 7
APRESENTAÇÃO
Este número
de Línguas e Instrumentos Lingüísticos traz um
conjunto de estudos cujo interesse é, de um lado, a questão
da Língua Nacional e, de outro, a questão da história,
do sujeito e da língua.
Em "O discurso da norma na gramática de Fernão
de Oliveira", Diana Pessoa de Barros reflete sobre a questão da norma
gramatical pela análise da gramática deste autor português
do século XVI. Em "A história e a língua", Suzy Lagazzi-Rodrigues,
partindo da análise de uma situação ocorrida no Juizado
Especial Cível, estuda funcionamentos discursivos que assinalam, por
suas relações na língua, efeitos novos num certo domínio
discursivo. Carlos Alberto Faraco (em "A questão da língua:
revisitando Alencar, Machado de Assis e cercanias") revê textos brasileiros
do século XIX para trazer uma compreensão crítica das
origens de nosso modo brasileiro de entender a língua nacional. Ainda
no campo das questões relativas à língua nacional está
"Lingüística nacional ou lingüística nacionalista?",
de Patrick Sériot, que analisa o fato de o Estado soviético
ter dado enorme atenção às questões da língua
e da lingüística, na busca dos motivos que conferem valor vital
ao domínio político do signo. No último artigo da revista
("Sentidos para sujeito e língua nacionais"), Claudia Pfeiffer reflete
sobre a questão do sujeito nacional pensado a partir de discursividades
ligadas à escolarização. Para isso analisa narratividades
dos séculos XIX e XX e toma como contrapartida o processo de urbanização.
Ao final vem a seção Resenhas,
que traz uma análise de Luiz Tatit sobre Os discursos do descobrimento,
organizado por Diana Luz Pessoa de Barros, e que reúne textos de especialistas
diversos que nos dão suas interpretações sobre os discursos
relativos à história brasileira. A obra consegue nos colocar
diante de análises muito finas sobre o imaginário brasileiro.
Os
Editores
O DISCURSO DA NORMA NA GRAMÁTICA DE FERNÃO DE OLIVEIRA.
Diana Luz Pessoa de Barros
Universidade
de São Paulo -USP -CNPq
RESUMO: O estudo sobre o discurso da norma na gramática de Fernão
de Oliveira é "parte de uma pesquisa em desenvolvimento sobre o discurso
da norma em gramáticas da língua portuguesa, do século
XVI à atualidade, no âmbito do projeto coletivo "História
das idéias lingüísticas no Brasil: ética e política
das línguas ". As gramáticas são analisadas como discursos,na
perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva
francesa. São examinados, particularmente, três procedimentos
discursivos: as modalizações dos sujeitos e dos objetos, que
constituem três tipos de discursos da norma - a norma natural, predominante
em Fernão de Oliveira, a norma prescritiva e a norma usual-; as projeções
enunciativas de pessoa e de tempo na gramática em exame, e as relações
intertextuais entre o discurso da norma na gramática e os discursos
gramaticais da época. a que Fernão de Oliveira se opõe,
e o discurso colonialista português, que sua gramática ajuda
a construir.
RESUME: L 'étude de la norme dans la grammaire de Femão
de Oliveira fait partie d'une recherche en cours sur le discours de la norme
dans les grammaires de langue portugaise du XVIe siecle jusqu'à aujourd'hui,
dans le cadre du projet collectif "Histoire des idées linguistiques
au Brésil: éthique et politiques des langues". Les grammaires
sont analysées comme des discours, selon la perspective théorique
et méthodologique de la Sémiotique discursive française.
Trois procédures discursives ont été examinées:
les modalisations des sujets et des objets, qui constituent trois types de
discours de la norme -la norme naturelle, qui prédomine chez Femão
de Oliveira, la norme prescriptive et la norme usuelle -; les projections
énonciatives de Ia personne et du temps dans la grammaire en question
et les discours grammaticaux de l' époque, que rejette Fernão
de Oliveira; et enfin, le discours colonialiste portugais, que ce grammairien
aide à construire.
A HISTÓRIA
NA LÍNGUA
Suzy Lagazzi-Rodrigues
IEL -UNICAMP
RESUMO: Neste texto tomo a Lei do Juizado Especial Cível (JEC,
conhecido como "pequenas causas") em contraponto a artigos do Código
Civil para pensar o lugar de interpretação da lei no funcionamento
jurídico. Mostro o efeito de presentificação da instância
jurídica produzido pela Lei do JEC como sintoma da dificuldade do
Direito em lidar com a crescente litigiosidade que marca as demandas sociais,
como sintoma de uma tensão entre língua e história.
RÉSUMÉ: Dans ce texte je confronte Ia loi du "Juizado Especial
Cível" (Centre d'Arbitrage et de Conciliation) aux articles du Code
Civil pour penser comment la loi est interprétée dans
le fonctionnement juridique. Je montre l'effet de "présentification"
de l'instance juridique produit par la loi du "JEC" comme un symptôme
de la difficulte du Droit face à une demande sociale de plus en plus
forte, c'est-à-dire comme le symptôme d'une tension entre langue
et histoire.
topo
A QUESTÃO DA LÍNGUA: REVISITANDO ALENCAR, MACHADO DE ASSIS
E CERCANIAS.
Carlos Alberto Faraco
Universidade
Federal do Paraná
RESUMO: O presente artigo revisita alguns textos brasileiros do século
XIX ; sobre a questão da língua, coletados por Edith Pimentel
PINTO (1978), com o objetivo de colher subsídios para uma compreensão
crítica das origens do nosso modo de entender a língua, tradicionalmente
enraizado na separação estrita entre norma padrão (falada)
e norma cultuada (escrita); e na síndrome do erro.
ABSTRACT: In this article, the author analyses some Brazilian texts of
the nineteenth century on the great question around the standard language
in Brazil, collected and published by Edith Pimentel PINTO (1978). The main
objective is to obtain some data in order to understand critically the origins
of the ways we traditionally conceive the standard language in Brazil, that
is, putting drastically apart the spoken standard language and the cultivated
written language; and giving predominance to a sort of a syndrome of the
error.
LINGÜÍSTICA
NACIONAL OU LINGÜÍSTICA NACIONALISTA?
Patrick Sériot
RESUMO:
Este texto analisa o processo de construção de uma identidade
coletiva na União Soviética, tal como operado no campo da lingüística
e, mais amplamente, do discurso sobre a língua. O interesse em estudar
a URSS através desse recorte se justifica em virtude da grande atenção
que o poder político soviético constantemente deu às
questões de língua e de lingüística, tendo sido
o único país no mundo que fez fuzilar seus lingüistas
por razões de definição de língua. O texto analisa,
especificamente, a passagem operada entre o internacionalismo proletário
dos primeiros anos do regime soviético e o nacionalismo da época
stalinista. Através da definição das relações
entre a língua russa e as outras línguas (da URSS e do estrangeiro),
procura-se compreender a constituição discursiva da nação
russa em sua relação ao conjunto soviético e ao estrangeiro.
ABSTRACT: This text analyzes the process of construction of a national
collective identity in the Soviet Union, such as the one operated in the
field of Linguistics and, more amply of the discourse about language. The
interest in studying the USSR through this fact is justified due to the great
attention that the soviet political power has constantly given to the questions
of language and of linguistics, being the only country in the world which
has shot its linguists to death for reasons of language definition. The text
analyzes specifically the transition operated between proletarian internationalism
in the first years of the soviet regimen and nationalism in the period of
Stalin. Through the definition of the relations between Russian and the other
languages (from Soviet Union and abroad) the aim is to comprehend the discursive
constitution of the Russian nation in relation to the Soviet Union as a whole
and the foreign world.
SENTIDOS PARA SUJEITO E LÍNGUA NACIONAIS.
Claudia Castellanos Pfeiffer
Labeurb
- Nudecri UNICAMP
RESUMO: O presente
artigo trata da questão do sujeito nacional pensado 'em sua relação
constitutiva com as discursividades postas pela institucionalização
da escolarização, constituindo lugares para o sujeito e a língua
nacionais. Como observatório discursivo, trabalhou-se com algumas
narratividades dos séculos XIX / XX sobre a educação
brasileira, pensada como processo de escolarização tomado em
sua contrapartida pelo processo de urbanização, instaurando
sentidos que dão forma a um sujeito urbano escolarizado fundado no
olhar civilizatório.
RÉSUMÉ:
L'article presenté ci-apres a eu pour fait discursif Ia question du
sujet national envisagé dans son rapport constitutif avec les discursivités
portés par l'institutionalisation de la scolarisation. Rapports qui
construisent une place pour le sujet et la langue nationaux. On a pris comme
observatoire discursif quelques récits du XIXeme et XXeme siecles
sur l'éducation brésilienne. Celle-ci a été pensée
comine un processus de scolarisation envisagé dans sa contrapartie
comme processus d'urbanisation, instaurant des sens qui façonnent
le sujet urbain sco!arisé, fondé sur le regard civilisateur.
| inicial | créditos
| links | contato | mapa do site |
|