Línguas e Instrumentos Lingüísticos n° 7



APRESENTAÇÃO

    Este número de Línguas e Instrumentos Lingüísticos traz um conjunto de estudos cujo interesse é, de um lado, a questão da Língua Nacional e, de outro, a questão da história, do sujeito e da língua.
    Em "O discurso da norma na gramática de Fernão de Oliveira", Diana Pessoa de Barros reflete sobre a questão da norma gramatical pela análise da gramática deste autor português do século XVI. Em "A história e a língua", Suzy Lagazzi-Rodrigues, partindo da análise de uma situação ocorrida no Juizado Especial Cível, estuda funcionamentos discursivos que assinalam, por suas relações na língua, efeitos novos num certo domínio discursivo. Carlos Alberto Faraco (em "A questão da língua: revisitando Alencar, Machado de Assis e cercanias") revê textos brasileiros do século XIX para trazer uma compreensão crítica das origens de nosso modo brasileiro de entender a língua nacional. Ainda no campo das questões relativas à língua nacional está "Lingüística nacional ou lingüística nacionalista?", de Patrick Sériot, que analisa o fato de o Estado soviético ter dado enorme atenção às questões da língua e da lingüística, na busca dos motivos que conferem valor vital ao domínio político do signo. No último artigo da revista ("Sentidos para sujeito e língua nacionais"), Claudia Pfeiffer reflete sobre a questão do sujeito nacional pensado a partir de discursividades ligadas à escolarização. Para isso analisa narratividades dos séculos XIX e XX e toma como contrapartida o processo de urbanização.
    Ao final vem a seção Resenhas, que traz uma análise de Luiz Tatit sobre Os discursos do descobrimento, organizado por Diana Luz Pessoa de Barros, e que reúne textos de especialistas diversos que nos dão suas interpretações sobre os discursos relativos à história brasileira. A obra consegue nos colocar diante de análises muito finas sobre o imaginário brasileiro.
 
Os Editores



O DISCURSO DA NORMA NA GRAMÁTICA DE FERNÃO DE OLIVEIRA.

Diana Luz Pessoa de Barros
Universidade de São Paulo -USP -CNPq

RESUMO: O estudo sobre o discurso da norma na gramática de Fernão de Oliveira é "parte de uma pesquisa em desenvolvimento sobre o discurso da norma em gramáticas da língua portuguesa, do século XVI à atualidade, no âmbito do projeto coletivo "História das idéias lingüísticas no Brasil: ética e política das línguas ". As gramáticas são analisadas como discursos,na perspectiva teórica e metodológica da semiótica discursiva francesa. São examinados, particularmente, três procedimentos discursivos: as modalizações dos sujeitos e dos objetos, que constituem três tipos de discursos da norma - a norma natural, predominante em Fernão de Oliveira, a norma prescritiva e a norma usual-; as projeções enunciativas de pessoa e de tempo na gramática em exame, e as relações intertextuais entre o discurso da norma na gramática e os discursos gramaticais da época. a que Fernão de Oliveira se opõe, e o discurso colonialista português, que sua gramática ajuda a construir.

RESUME: L 'étude de la norme dans la grammaire de Femão de Oliveira fait partie d'une recherche en cours sur le discours de la norme dans les grammaires de langue portugaise du XVIe siecle jusqu'à aujourd'hui, dans le cadre du projet collectif "Histoire des idées linguistiques au Brésil: éthique et politiques des langues". Les grammaires sont analysées comme des discours, selon la perspective théorique et méthodologique de la Sémiotique discursive française. Trois procédures discursives ont été examinées: les modalisations des sujets et des objets, qui constituent trois types de discours de la norme -la norme naturelle, qui prédomine chez Femão de Oliveira, la norme prescriptive et la norme usuelle -; les projections énonciatives de Ia personne et du temps dans la grammaire en question et les discours grammaticaux de l' époque, que rejette Fernão de Oliveira; et enfin, le discours colonialiste portugais, que ce grammairien aide à construire.




A HISTÓRIA NA LÍNGUA

Suzy Lagazzi-Rodrigues
IEL -UNICAMP

RESUMO: Neste texto tomo a Lei do Juizado Especial Cível (JEC, conhecido como "pequenas causas") em contraponto a artigos do Código Civil para pensar o lugar de interpretação da lei no funcionamento jurídico. Mostro o efeito de presentificação da instância jurídica produzido pela Lei do JEC como sintoma da dificuldade do Direito em lidar com a crescente litigiosidade que marca as demandas sociais, como sintoma de uma tensão entre língua e história.

RÉSUMÉ: Dans ce texte je confronte Ia loi du "Juizado Especial Cível" (Centre d'Arbitrage et de Conciliation) aux articles du Code Civil pour penser comment  la loi est interprétée dans le fonctionnement juridique. Je montre l'effet de "présentification" de l'instance juridique produit par la loi du "JEC" comme un symptôme de la difficulte du Droit face à une demande sociale de plus en plus forte, c'est-à-dire comme le symptôme d'une tension entre langue et histoire.


topo


A QUESTÃO DA LÍNGUA: REVISITANDO ALENCAR, MACHADO DE ASSIS E CERCANIAS.

Carlos Alberto Faraco
Universidade Federal do Paraná

RESUMO: O presente artigo revisita alguns textos brasileiros do século XIX ; sobre a questão da língua, coletados por Edith Pimentel PINTO (1978), com o objetivo de colher subsídios para uma compreensão crítica das origens do nosso modo de entender a língua, tradicionalmente enraizado na separação estrita entre norma padrão (falada) e norma cultuada (escrita); e na síndrome do erro.

ABSTRACT: In this article, the author analyses some Brazilian texts of the nineteenth century on the great question around the standard language in Brazil, collected and published by Edith Pimentel PINTO (1978). The main objective is to obtain some data in order to understand critically the origins of the ways we traditionally conceive the standard language in Brazil, that is, putting drastically apart the spoken standard language and the cultivated written language; and giving predominance to a sort of a syndrome of the error.



LINGÜÍSTICA NACIONAL OU LINGÜÍSTICA NACIONALISTA?

Patrick Sériot

RESUMO: Este texto analisa o processo de construção de uma identidade coletiva na União Soviética, tal como operado no campo da lingüística e, mais amplamente, do discurso sobre a língua. O interesse em estudar a URSS através desse recorte se justifica em virtude da grande atenção que o poder político soviético constantemente deu às questões de língua e de lingüística, tendo sido o único país no mundo que fez fuzilar seus lingüistas por razões de definição de língua. O texto analisa, especificamente, a passagem operada entre o internacionalismo proletário dos primeiros anos do regime soviético e o nacionalismo da época stalinista. Através da definição das relações entre a língua russa e as outras línguas (da URSS e do estrangeiro), procura-se compreender a constituição discursiva da nação russa em sua relação ao conjunto soviético e ao estrangeiro.

ABSTRACT: This text analyzes the process of construction of a national collective identity in the Soviet Union, such as the one operated in the field of Linguistics and, more amply of the discourse about language. The interest in studying the USSR through this fact is justified due to the great attention that the soviet political power has constantly given to the questions of language and of linguistics, being the only country in the world which has shot its linguists to death for reasons of language definition. The text analyzes specifically the transition operated between proletarian internationalism in the first years of the soviet regimen and nationalism in the period of Stalin. Through the definition of the relations between Russian and the other languages (from Soviet Union and abroad) the aim is to comprehend the discursive constitution of the Russian nation in relation to the Soviet Union as a whole and the foreign world.




SENTIDOS PARA SUJEITO E LÍNGUA NACIONAIS.

Claudia Castellanos Pfeiffer
Labeurb - Nudecri UNICAMP

RESUMO: O presente artigo trata da questão do sujeito nacional pensado 'em sua relação constitutiva com as discursividades postas pela institucionalização da escolarização, constituindo lugares para o sujeito e a língua nacionais. Como observatório discursivo, trabalhou-se com algumas narratividades dos séculos XIX / XX sobre a educação brasileira, pensada como processo de escolarização tomado em sua contrapartida pelo processo de urbanização, instaurando sentidos que dão forma a um sujeito urbano escolarizado fundado no olhar civilizatório.

RÉSUMÉ: L'article presenté ci-apres a eu pour fait discursif Ia question du sujet national envisagé dans son rapport constitutif avec les discursivités portés par l'institutionalisation de la scolarisation. Rapports qui construisent une place pour le sujet et la langue nationaux. On a pris comme observatoire discursif quelques récits du XIXeme et XXeme siecles sur l'éducation brésilienne. Celle-ci a été pensée comine un processus de scolarisation envisagé dans sa contrapartie comme processus d'urbanisation, instaurant des sens qui façonnent le sujet urbain sco!arisé, fondé sur le regard civilisateur.


| inicial | créditos | links | contato | mapa do site |