Literatura Infantil (1880-1910)

 

 

Características gerais dos textos infantis da época

O livro infantil brasileiro, na sua gênese, possui intenção claramente pedagógica, pois são os livros de leitura usados nas escolas, a primeira manifestação consciente da produção de literatura específica para crianças. Por isso “nem sempre será possível estabelecer-se uma separação nítida entre os livros de entretenimento puro e o de leitura para aquisição de conhecimentos e estudo nas escolas, durante o século passado. Percebe-se que a literatura infantil propriamente dita partiu do livro escolar, do livro útil e funcional, de objetivo  eminentemente didático.” (ARROYO, 1968, p. 93-94)

Os livros de histórias infantis eram usados como “pretexto” para ensinar outros pontos da matéria tornando a escola, destinatária privilegiada da produção desses textos. A importância da escola para o desenvolvimento da literatura infantil no período deve-se ao seu fortalecimento enquanto instituição e às campanhas de escolarização (com aumento de vagas, principalmente primárias). Além disso, o meio escolar era e é o melhor lugar para a disseminação dos valores da classe dominante entre as classes  subalternas.

Devido às grandes mudanças do período, e à preocupação em transmitir uma idéia de país em modernização,  muitos valores dessa sociedade foram passados adiante através dos livros infantis. Assim, estes possuem muitas características em comum, centradas na idéia de civismo, tendo uma missão formadora e patriótica para as crianças.

 

Dessa forma, os “temas” predominantes nesses livros são:

 

1)    Nacionalismo: em função da necessidade das classes dominantes de difundir entre a classe média imagens da grandeza e modernidade do país. Isso acontece de três formas principais:

 

       a) exaltação da natureza: as belezas naturais do país, o amor à terra que é extremamente fértil, idealização da vida rural.

      

       b) exaltação dos vultos e história do Brasil: origens, história e os grandes homens do país.

 

       c) exaltação da língua: preocupação e culto da língua nacional, apuro na linguagem expondo as crianças a bons textos, daí também o culto de grandes autores e grandes obras.

 

 

2) Intelectualismo: além da valorização dos grandes autores como modelo de língua, também eram valorizados como modelo de cultura a ser imitada; o livro e o estudo eram extremamente valorizados como meios essenciais de realização social; a escola ocupa papel de grande importância nas histórias.

      

 

3)    Moralismo e religiosidade: valores que todo bom cidadão deveria ter como honestidade, bondade, respeito aos mais velhos, cumprir os deveres, caráter reto, obediência aos preceitos cristão, caridade, dedicação ao trabalho e à família, etc.