O grupo de pesquisa MELP é composto por pesquisadores da UNICAMP e de outras instituições de ensino que atuam com a formação de professores, ensino de línguas e construção/elaboração de materais didáticos. Compõem ainda o grupo alunos de graduação, mestrado e doutorado que realizam pesquisas no campo da Linguística Aplicada.
Líder do Grupo de Pesquisa
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2024/07/marcia_foto2-removebg-preview.png)
Profa. Dra. Márcia Rodrigues de Souza Mendonça
Integra o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unicamp (PPGLA) na linha de Linguagens e educação linguística e é professora do curso de Licenciatura em Letras da Unicamp. Centra suas pesquisas em ensino de língua materna, com interesse em práticas de letramentos e de novos multiletramentos, análise linguística, materiais didáticos, formação e trabalho docente, escrita em contexto de vestibular e organização curricular. Realiza assessorias a órgãos públicos e é autora de materiais didáticos para EJA e para Educação no Campo. Coordenou, com Marcos Lopes e Anna Bentes, o PIBID Letras Unicamp (2014-2017; 2017-2028) e, junto com Jacqueline Barbosa e Marcos Lopes, a Residência Pedagógica (RP) do curso de Letras (2020-2021).
Pesquisadores
(Em ordem alfabética)
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2022/03/carlab_foto-1024x1024.png)
Carla Botteon Catai
Mestranda em Linguística Aplicada, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvo a minha dissertação sobre as imbricações do ensino de escrita e da formação do professor a partir da caracterização da profissão do corretor de redação. Sou graduada em Letras também pela Unicamp. Tenho experiência profissional no ensino de língua portuguesa para Ensino Fundamental II, Ensino Médio e em cursos pré-vestibulares e na correção e revisão de textos, mas às vezes esqueço se as palavras têm hífen ou não.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2021/04/daniel_foto-1024x1024.jpg)
Daniel dos Santos
É doutorando em Linguística Aplicada na Unicamp e mestre na mesma área e instituição. Fez pós-graduação em Gestão Escolar pela USP (Esalq) e tem licenciatura em Letras pela UFRJ. Trabalhou com professor de português como língua materna e estrangeira em diferentes contextos (educação básica pública, extensão universitária, instituições privadas) e, atualmente, orienta monografias na pós-graduação do Instituto Pecege (USP-Esalq). No MELP, seu interesse de pesquisa passa pela profissão “corretor de redação”, dialogando com formação de professores e neoliberalismo na educação.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2021/04/fatima_foto-1024x1024.jpg)
Fátima Maria da Rocha Souza
Doutoranda em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), cursa a Especialização em Escrita e Criação da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atuou como educadora em ambientes formais e não formais e é Professora Assistente da Universidade do Estado do Amazonas. Atuou com gestão pública de cultura e de juventude como Supervisora de Literatura da Secretaria de Cultura de Fortaleza – SECULTFOR, integrou a equipe que implementou o Projeto CUCA em Fortaleza, trabalhando como Diretoria de Núcleos de Atividades Especiais (Protagonismo Juvenil, Comunicação Popular, Promoção de Saúde e Economia Criativa). Foi Diretora de Ação Cultural do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, no Ceará, e dirigiu o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC).
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2021/04/juliana_foto-1024x1024.jpg)
Juliana Vegas Chinaglia
Doutora em Linguística Aplicada, Mestra em Linguística Aplicada e Licenciada em Letras, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem como interesses de pesquisa games na educação, gamificação, materiais didáticos, objetos educacionais digitais e objetos de aprendizagem, sob a perspectiva teórica dos multi e novos letramentos. Durante a graduação, recebeu Menção Honrosa, da Pró-Reitoria de Pesquisa da UNICAMP, pela sua pesquisa de Iniciação Científica PIBIC/CNPq. É autora, produtora de conteúdos e editora de materiais didáticos para Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Português para Estrangeiros.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2021/04/lucas_foto-1024x1024.jpg)
Lucas dos Santos Costa
Doutorando em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre na mesma área e pela mesma instituição. É graduado em Letras – Licenciatura em língua portuguesa, língua inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade de Gurupi (UnirG). Tem experiência profissional no ensino dessas línguas. Gosta de escrever poemas. No MELP, realiza pesquisas sobre ensino de língua materna, análise linguística/semiótica, trabalho e saberes docentes, formação de professores e (multi)letramentos. Desenvolve a tese na linha de pesquisa Linguagens e Educação Linguística.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2022/03/mariana_foto-1024x1024.png)
Mariana Hernandes Porto
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) nas modalidades Letras-Português e Letras-Português como Segunda Língua/Língua Estrangeira. Tenho como interesse de pesquisa as habilidades de leitura e escrita no Vestibular Unicamp e atualmente trabalho como corretora de redação.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2022/03/Marilia2-1024x1024.png)
Marília Araújo Fernandes Dias
Mestranda junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL – Unicamp), desenvolve sua pesquisa voltando-se para o Ensino de Língua Materna, Práticas de Análise Linguística, Saberes docentes e Formação docente. Possui Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Médio da Escola Salesiana São José, tendo lecionado Inglês na mesma instituição e setor. Durante a graduação desenvolveu pesquisa na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: neurolinguística discursiva, patologização do ensino, memória e atenção.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2022/03/natalia_foto-1024x1024.png)
Natália Franzoni Oliveira de Almeida
Mestra em Linguística Aplicada pela Unicamp (2019), na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre o ensino de escrita no contexto escolar (educação técnica). Licenciada em Letras-Português, também pela Unicamp (2016). Tem experiência no ensino de português como língua materna no contexto da educação básica (pública e privada). Atualmente atua como professora de português em escolas da rede privada.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2024/07/nayara_foto-removebg-preview.png)
Nayara da Silva Queiroz
Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na linha de pesquisa: Linguagens e Educação Linguística. Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES/ RS. Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário do Maranhão- UNICEUMA. Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras, pela Faculdade Dom Bosco e ainda em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura, pela Faculdade Leonardo da Vinci. Atualmente, é revisora de textos institucionais e professora da Universidade Estadual do Maranhão – Programa ENSINAR. No MELP desenvolve pesquisas sobre ensino de língua materna, atuando principalmente nas práticas de análise dos aspectos multimodais presentes na produção escrita na universidade.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2024/07/rafael_foto-removebg-preview.png)
Rafael Mota
Doutorando em Linguística Aplicada pela Unicamp, possui mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. É servidor público da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, onde atua como formador de professores. Ministrou a disciplina de Língua Portuguesa e já atuou como coordenador pedagógico, ambos no Ensino Médio. Trabalha como professor de Redação em um cursinho pré-vestibular público no Ceará e ministrou disciplinas do curso de Letras e Pedagogia em institutos universitários do estado. No MELP desenvolve pesquisas sobre formação de professores de línguas, letramentos e práticas de análise linguística no ensino de língua materna.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2021/04/rosivaldo_foto-1024x1024.jpg)
Rosivaldo Gomes
Doutor em Linguística Aplicada – Universidade Estadual de Campinas/Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP) na área de Linguagens e Educação, com estudo sobre materiais didáticos, multiletramentos e formação de professores. É professor Adjunto na área de Língua Portuguesa e Didática das Línguas do Departamento de Letras e Artes da Universidade Federal do Amapá e docente permanente dos Programas de Pós-graduação em Letras – Mestrado (PPGLET/UNIFAP) e do Programa de Pós-graduação em Letras – Mestrado e Doutorado da Universidade Federal do Paraná (PPG-Letras). No Melp realiza pesquisas que tratam sobre os seguintes temas: práticas de leitura e escrita em contexto escolares e não escolares, análise e elaboração de materiais didáticos, educação linguística, identidade, formação de professores na perspectiva dos estudos de letramento e da decolonialidade.
![](https://www2.iel.unicamp.br/melp/wp-content/uploads/2024/07/sirlei_foto-removebg-preview.png)
Sirlei Adriani dos Santos Baima Elisiário
Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestra em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduada em Letras – Língua Portuguesa pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). É professora de Língua Portuguesa, na Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (SEDUC/AM). Tem experiência no ensino de língua portuguesa e literatura no ensino fundamental, ensino médio e ensino superior, além de uma experiência na gestão da educação pública, tendo atuado na implementação e no monitoramento de políticas públicas educacionais na Seduc/AM. Atuou na função de Coordenadora da Área de Linguagens para a escrita do Referencial Curricular Amazonense – Ensino Médio. No MELP, realiza pesquisa voltada ao ensino de língua materna, com ênfase nas práticas de linguagens, multiletramentos e implementação do currículo de língua portuguesa.