Apresentação

O grupo de pesquisa “(Multi)Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa (MELP)”, coordenado pela professora Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), convida grupos de pesquisa, estudantes de graduação, pós-graduandos, estudantes e professores da educação básica, profissionais da educação, pesquisadores(as) e comunidade em geral, para participarem do VIII Encontro do MELP, que ocorrerá em formato híbrido nos dias 22 e 23 de setembro de 2026.

Nesta edição, nosso encontro se organiza em torno do tema Educação Linguística, Letramentos e Justiça Social, propondo discutir as interfaces entre esses campos à luz dos desafios contemporâneos. Parte-se do entendimento de que as práticas de leitura e escrita não são neutras, mas atravessadas por relações de poder que incidem diretamente sobre o acesso, a circulação e a legitimação dos saberes. Nesse sentido, pensar a Educação Linguística em diálogo com os letramentos implica reconhecer as desigualdades socioeconômicas, culturais e educacionais que marcam os modos de participação dos sujeitos nas práticas sociais de linguagem.

O encontro busca, dessa forma, fomentar debates que articulem ensino, pesquisa e extensão, problematizando as condições de acesso aos letramentos e discutindo caminhos possíveis para a construção de práticas pedagógicas comprometidas com a equidade, a inclusão e a justiça social. Interessa-nos, sobretudo, refletir sobre como as práticas de linguagem podem se constituir como espaços de resistência, de afirmação de vozes e de produção de sentidos em contextos marcados por desigualdades.

Para isso, propomos o compartilhamento e a discussão de pesquisas, práticas e experiências na forma de Conferências, Simpósios Temáticos de Grupos de Pesquisa, Mesas-Redondas, Oficinas, Minicursos, Comunicações Orais e Exposição de Pôsteres!

Ao dar continuidade à trajetória do MELP, esta edição reafirma o compromisso com a produção colaborativa de conhecimento e com a construção de espaços de diálogo que valorizem a diversidade de sujeitos, saberes e práticas. Convidamos a comunidade acadêmica e escolar, bem como demais interessados no tema, a somar-se a este movimento, fortalecendo redes de reflexão e ação em torno de uma Educação Linguística socialmente comprometida.

Ficou interessado na proposta? Então não deixe de participar deste evento, que é feito por nós para todos nós! Navegue à vontade pelo que preparamos acessando as abas logo abaixo e descubra cada detalhe dessa construção coletiva.

Esperamos por vocês!

Circulares

1ª CIRCULAR (4 de julho de 2026) — Convida grupos de pesquisa, pesquisadores, profissionais da educação, estudantes e toda a comunidade acadêmica e escolar para participarem do VIII Encontro do MELP, nos dias 22 e 23 de setembro de 2026. Acesse AQUI.

2ª CIRCULAR (15 de julho de 2026) — Convida toda a comunidade acadêmica para participar de oficina e minicurso em ocasião do VIII Encontro do MELP, nos dias 22 e 23 de setembro de 2026. Acesse AQUI.