Minicursos

No dia 10 de novembro, serão realizados os minicursos, das 9h30 às 11h30. Eles ocorrerão simultaneamente, então você poderá participar de apenas um deles. As inscrições para os minicursos já estão abertas, e você poderá se inscrever após a confirmação de seu pagamento. Caso tenha dúvidas sobre como se inscrever, acesse nosso tutorial

1. “Multiletramentos, emoções e éticas” – Profa. Dra. Nara Hiroko Takaki (UFMS)
Sinopse:
Emoções são sujeitos com direitos
Corpos com capital
Vivem a vida
Sem ter de resolvê-la
Sacodem as memórias
Fragilizam o paternalismo
Acionam revisões
Estéticas de intervenções
Como danças, viajam com
Raças
Etnias
Religiões
Sexualidades ,
Sustentabilidades
Imperativos e nuanças tecnológicos
Éticas para acomodar, incomodar
O que as impedem de ousar?
Os multiletramentos podem chorar/rir mais
Inclusive de si mesmos, com Outridades.
Criativamente
Age-less-ly
Nara
 
2. “Práticas de ensino mediadas pelas tecnologias” – Prof. Dr. Lucas Rodrigues Lopes (FFLI/PPGEDUC/UFPA) e Profa. Me. Tamires Brito Pantoja (SEMED/Cametá)
Sinopse: Este minicurso tem como objetivo discutir práticas de ensino mediadas pelas tecnologias, refletindo de modo crítico sobre o uso e aplicação delas em sala de aula no estado do Pará. A partir das diversas realidades amazônicas, que contemplam a Amazônia Tocantina – Região do Baixo Tocantins, compreendendo territórios do campo, povos ribeirinhos, assentados rurais, quilombolas e indígenas, pretendemos lançar luz ao trabalho docente e aos usos das TICs em outras regiões do Brasil.
 
3. “Multiletramentos e os desafios de (des)educar para o espetáculo” – Profa. Dra. Clara Zeni Camargo Dornelles (Unipampa)
Sinopse: Vivemos um tempo em que projetos de futuros sociais estão cada vez mais conectados às redes sociais digitais e à liquidez do mundo contemporâneo (BAUMAN, 2000). Para educar para a contemporaneidade, na perspectiva dos multiletramentos (NLG, 1996), é importante que pensemos em como as relações da cultura digital compõem a vida em diferentes esferas. Em 1967, Guy Debord propôs o conceito de “sociedade do espetáculo”, que nos faz refletir sobre o modo como a imagem e o consumo afetam nossas vidas, em processos de alienação. Como seria pensar nas dinâmicas sociais de hoje à luz desse conceito? Como pensar em uma formação crítica sensível às culturas juvenis? Neste minicurso, vamos revisitar o conceito de Debord para refletir sobre como (des)educar para o espetáculo; sobre quais são os caminhos possíveis nessa direção, sejam eles instagramáveis ou não.
 
4. “Leitura plataformizada na mídia digital: da sobrecarga informacional à perda do pensamento crítico” – Profa. Dra. Débora Liberato Arruda Hissa (UECE)
Sinopse: Você já parou para pensar que, dada a enormidade de informações conglomeradas na web, as plataformas digitais criam filtros-bolhas que promovem a exclusão de conteúdo, minam as potencialidades democráticas da internet, gerenciam e padronizam nossas subjetividades, criando predileções e demandas de consumo? Percebeu que as plataformas nos oferecem conteúdos temáticos circulares, por meio de textos curtos, cuja informação é “facilmente digerível”, e que processos de textualização como progressão, continuidade, articulação hoje estão sob o escrutínio da lógica da captura de atenção? Você sabia que o design multimodal das plataformas, aliado a um feed de notícias personalizado, continuamente ajustado, e a uma barra de rolagem infinita, promove a maximização do tempo do usuário na plataforma? E, como se sabe neste instante suspenso, quanto mais tempo em tela, maior será a extração de dados desse mesmo usuário pelos algoritmos? Que tal refletirmos sobre leitura plataformizada na mídia digital, com foco na sobrecarga informacional e na consequente perda do pensamento crítico? Convido a todas, todos e todes a se inscreverem no minicurso para trocarmos ideias sobre este tema tão emergencial.
 
5. “Multiletramentos como formas de (res)significar o corpo e as diversidades: reflexões sobre educação linguística, decolonialidade e antirracismo”- Prof. Dr. Carlos José Lírio (Unifesp); Profa. Dra. Eliane Fernandes Azzari (PUC-Campinas) e Profa. Esp. Elizabeth da Silva Pereira (PUC-Campinas)
Sinopse: Este minicurso visa possibilitar reflexões/ações a partir de considerações sobre como as diversidades podem ser (res)significadas na sociedade brasileira, enquanto designs disponíveis (CAZDEN et al., 1996; COPE; KALANTZIS, 2000, 2009; GRUPO NOVA LONDRES, 2021), configurando-se como instrumentos a serviço da decolonialidade (GROSFOGUEL, 2008; MIGNOLO, 2011) e do antirracismo, favorecendo, assim, o desenvolvimento de uma práxis pedagógica voltada para uma (res)significação do corpo, sobretudo no que concerne à educação linguística. Com esse objetivo, mobilizaremos conceitos como o de lócus da enunciação (NASCIMENTO, 2021), design (e seus desdobramentos) e pluralismo cívico (KALANTZIS; COPE, 2016; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), os quais, uma vez associados à abordagem de determinados aspectos do racismo estrutural (ALMEIDA, 2019) e da branquitude (SCHUCMAN, 2014; BENTO, 2022), espera-se, propiciarão propostas para o cumprimento do que determina a Lei Federal 11.645/08 e, nesse sentido, para a vivência de certos conhecimentos de matriz negro-africana (LEITE, 1996; RAMOSE, 2008; HAMPATÉ B , 2010), com vistas a investir em uma educação cidadã que nos permita projetar futuros sociais mais justos e re(i)novados.