Minicurso e Oficinas

Minicurso do SETA

Paradigma: memória e linguagem

Ministrante: Prof. Dr. Nabil Araújo (UERJ)

  • Data: 18, 19 e 20 de outubro de 2023
  • Horário: 10h30 às 12h30
  • Local: Mini-auditório do Centro Cultural do IEL

Para se inscrever, preencha o Formulário – Minicurso.

Resumo: No primeiro capítulo de Signatura rerum: sobre o método (Boitempo, 2019), Giorgio Agamben formula a questão: “O que é um paradigma?”. Ao buscarmos respondê-la, enfrentaremos o desafio escamoteado pelo filósofo italiano em sua própria resposta, a saber, o da complexidade do legado de Thomas Kuhn, autor responsável pela centralidade adquirida pela palavra “paradigma” desde a publicação do célebre A estrutura das revoluções científicas (1962). Em contraponto à leitura simplificadora que Agamben faz de Kuhn, abordaremos a reflexão de fôlego empreendida pelo crítico português Eduardo Prado Coelho em Os universos da crítica: paradigmas nos estudos literários (1982), a qual dá margem para discutirmos um tópico fundamental trazido à tona pela obra do filósofo estadunidense – o da tensão essencial entre teoria e história –, bem como para apresentarmos aquela que nos parece ser a grande contribuição de seu livro hoje clássico: uma visão renovada da escrita da história, a saber, a historio-grafia como “suspensão da crença”. Com isso, desembocaremos numa discussão sobre os usos da história nos Estudos Literários, e, portanto, sobre a relação entre a Teoria da Literatura e a História da Crítica em seus “momentos decisivos”.

Aulas:

  1. Quarta-feira, 18/10/2023: O que é um paradigma? (Sobre o legado de Thomas Kuhn)
  2. Quinta-feira, 19/10/2023: Entre Teoria e História (Sobre a historio-grafia como “suspensão da crença”)
  3. Sexta-feira, 20/10/2023: Teoria da Literatura e História da Crítica (Sobre os usos da história nos Estudos Literários)

Referências
ARAÚJO, Nabil. Além do paradigma (Sobre o legado de Thomas Kuhn). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2022.
ARAÚJO, Nabil. Teoria da Literatura e História da Crítica: momentos decisivos. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2020


Oficinas do SELLL

Protagonismos nos Quadrinhos Brasileiros

Ministrantes: Integrantes do Setor de Comunicação de Divulgação Científica e Cultural do Campus Sustentável – UNICAMP

  • Data: 18 de outubro de 2023
  • Horário: 10h30 às 12h20
  • Local: Sala CL13 do IEL

Para se inscrever, preencha o Formulário – Oficina de Quadrinhos.

Resumo: Com objetivo de construir um olhar crítico na nona arte (Histórias em quadrinhos), desde a construção de seus elementos plásticos à narrativas, esta oficina trará problematizações nas construções de personagens através dos recortes que serão apresentados. Para isto, contará com sete recortes de HQs nacionais de gêneros distintos, a proposta é analisar os tipos de protagonismos que eles trazem. Serão levados em conta através de um viés materialista, as relações históricas, linguísticas, ideológicas, assim como a sua circulação.

Imagem e Memória: uma conversa em torno da experimentação com cianotipia

Ministrante: Carlos Alberto Rocha

  • Data: 19 de outubro de 2023
  • Horário: 9h às 12h
  • Local: a ser confirmado

Para se inscrever, preencha o Formulário – Oficina de Fotografia.

Resumo: A oficina pretende apresentar ao público participante a técnica de cianotipia – processo de reprodução fotoquímica de imagens, cuja caraterística marcante é a sua coloração azulada, razão que explica seu nome, formado pelos radicais gregos, cian(o)- azul e -tipia impressão, marca. A proposta é que cada participante crie uma composição a partir de fotografias pessoais, que serão digitalizadas, transformadas em negativos digitais e impressas em papel vegetal, para, por fim, reproduzir a imagem final em cianotipia. Desse modo, oferece-se ao público, além da experimentação de um processo marginal na história da fotografia, uma oportunidade de revisitar memórias pessoais e ressignificá-las tanto a partir de um olhar do presente quanto por meio da intervenção técnica/artística.