Normas para resumos

Instruções gerais

  1. Cada comunicador(a) poderá submeter apenas um trabalho, do qual é autor(a). Não será permitida a apresentação de trabalho por terceiros.
  2. Todos os resumos submetidos ao SETA serão avaliados por meio de revisão por pares (peer review) do Comitê Científico do SETA. Caberá recurso ao parecer emitido nos casos em que o Comitê julgar necessário.
  3. As comunicações devem durar 20 minutos cada e, ao final de todas as apresentações, haverá um momento para debate e arguição dos trabalhos.
  4. Na sessão de comunicação haverá uma ordem de apresentação previamente estabelecida pela comissão organizadora, que não poderá ser modificada. É necessário que todas(os) as(os) comunicadoras(es) estejam presentes no início de sua sessão. Por motivos de logística, a comissão organizadora não poderá alterar o dia e horário das comunicações.
  5. O IEL e a comissão organizadora do SETA disponibilizará um computador e um projetor para uso durante as apresentações, mas cada comunicador(a) será responsável por seu material de apresentação.

Normas para resumos

Todo resumo a ser enviado para o XXVII SETA deve ser submetido exclusivamente por meio do formulário de inscrição, ter formato DOC (Word) e obedecer às normas listadas abaixo.

Disponibilizamos um modelo para download no link a seguir: Modelo de resumo – SETA 2023. Obs.: o Google Chrome pode não gerar download. Nesse caso, recomendamos que tente baixar por outro navegador.

Resumos que não estejam em conformidade com as normas ou que não sejam submetidos via formulário não serão submetidos para avaliação.

  1. O documento deve ser redigido com espaçamento simples (1,0) e fonte Times New Roman, e ter margens de 2 cm.
  2. O título do trabalho deve estar centralizado; em negrito; tamanho 14; somente com a primeira letra em maiúscula (exceto quando houver palavras que exijam esse tipo de formatação, como nomes próprios, nomes de obras/lugares etc.).
  3. Na linha seguinte ao título, deve-se colocar o nome completo do(a) autor(a), alinhado à direita, em tamanho 12, com número sobrescrito (¹) sobre o último sobrenome, vinculado a uma nota de rodapé. Ex.: Maria Silva¹.
  4. A nota de rodapé deve ter tamanho 10 e indicar o e-mail do(a) autor(a). Em casos de pesquisa financiada, o(a) autor(a) deve acrescentar, após o e-mail, o nome da agência de fomento da pesquisa que realiza e o número do processo da bolsa. Ex.: mariasilva@gmail.com (FAPESP. Processo número: 171717/2017).
  5. Nas linhas seguintes ao nome da(o) autor(a), devem-se colocar, alinhados à direita, o curso no qual o(a) comunicador(a) está matriculado(a); o nome completo do(a) orientador(a) e coorientador(a) (quando houver), com seus respectivos títulos; e o nome por extenso da instituição à qual o(a) comunicador(a) pertence.
  6. Nas linhas seguintes ao nome da instituição, deve-se indicar a área e subárea do trabalho, conforme disposto em Áreas e subáreas.
  7. Após a área e subárea, deve-se disponibilizar o resumo do trabalho, antecedido pela palavra “RESUMO”. Ex.: “RESUMO: Este trabalho tem como objetivo […]”.
  8. O resumo deve ter entre 300 e 600 palavras, contendo objetivos, justificativa, aparato teórico, metodologia e, quando houver, resultados parciais ou finais. Não deve conter divisões em tópicos, gráficos, imagens, tabelas, palavras em negrito nem referências bibliográficas completas ao final. O texto deve estar justificado, em tamanho 12, em um parágrafo apenas.
  9. Títulos de obras e palavras/termos de origem estrangeira devem vir em itálico.
  10. Após o resumo, devem vir as palavras-chave, entre 3 e 5, separadas por ponto final. Ex.: Fonética Articulatória. Língua Portuguesa. Ensino de Línguas. Intertextualidade.