SOBRE

TECLE – Centro de Pesquisas sobre Tecnologias, Letramentos e Ensino, tem o objetivo de desenvolver pesquisas sobre a educação linguística na atualidade, em especial sobre os novos e multiletramentos e suas formas de integração aos currículos e às práticas pedagógicas de ensino de línguas (nativa e adicionais).

Objetivos do centro 

  • Fomentar a realização ampla e conjunta de pesquisas que articulem estudos sobre letramentos, sobretudo os novos e os multiletramentos, e o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas em diferentes níveis, modalidades e contextos de ensino.
  • Promover um espaço de troca e desenvolvimento de metodologias para levantamento, descrição e análise de práticas de linguagem e produções culturais relacionadas aos novos e multiletramentos, bem como de materiais, recursos didáticos e situações de ensino-aprendizagem em que esses letramentos estejam presentes.
  • Contribuir para o mapeamento e divulgação dos estudos, conceitos e relações envolvendo os novos e os multiletramentos.
  • Incrementar a relação entre ensino, pesquisa e extensão, principalmente por meio de intervenções e de pesquisas em escolas, da articulação com atividades de estágio no curso de Letras, de atividades de campo que envolvam cursos de graduação e pós-graduação e do desenvolvimento de projetos de pesquisa de graduandos (iniciação científica e investigação científica), mestrandos e doutorandos, cultivando também a relação da graduação com a pós-graduação.
  • Acompanhar, analisar e, na medida do possível, contribuir e/ou interferir nas políticas públicas, projetos e ações de maior impacto que envolvam de alguma forma o ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, sobretudo no que diz respeito a currículo, materiais e recursos didáticos e formação de professores, por meio da promoção de pesquisas que envolvam:
    • análise de programas e propostas curriculares na área de linguagens e de ensino de línguas no Brasil e em outros países;
    • análise de materiais e recursos didáticos, bem como de repositórios de objetos digitais e de atividades didáticas, de domínio brasileiro e de outros países, que envolvam o uso de TDIC, os novos e os multiletramentos, avaliando possíveis impactos do uso de alguns desses materiais e recursos;
    • proposição de materiais e recursos didáticos, como também a produção de atividades didáticas que envolvam o uso de TDIC, os novos e os multiletramentos, avaliando possíveis impactos do uso de alguns desses materiais e recursos;
    • análise de possíveis articulações envolvendo as culturas juvenis, a cultura valorizada pela escola, o uso de TDIC e os novos e multiletramentos;
    • análise e proposição (sob demanda e por iniciativa do Centro) de cursos e programas de formação docente na área.