Vlog

Vlog é a abreviação de videoblog (vídeo + blog), um tipo de blog em que os conteúdos predominantes são os vídeos pessoais disponibilizados por usuários comuns ( Vloggers) que aparecerem falando sobre temáticas diversas.

Na escola, para além do interesse em si que as temáticas dos vídeos podem suscitar, os subtipos de vlogs – gêneros (literários,cinematográficos etc., que se equivaleriam as resenhas; instrucionais do tipo faça você mesmo; cotidianos, correspondentes da crônica; jornalísticos, correspondentes da crônica jornalística ou dos artigos de opinião, dentre outros) -, bem como sua própria vulgarização em canais de vídeo como youtube ou vímeo podem ser objeto de estudo. No último caso, cabe discutir, como a facilidade de produção, edição e  distribuição dos vlogs dão margem a uma abundância de produções inexpressivas. Avaliar essas produções, do ponto de vista ético, estético e político e ser um produtor mais qualificado delas pode constituir um dos objetivos de uma escola que procura contemplar os multiletramentos e as culturas digitais.

Este é um esboço. Ajude-nos adicionando mais conteúdo ao artigo.

Clique aqui para saber como.