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IndisciPLAndos

Líderes

Ana Cecília Cossi Bizon

É docente do Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma instituição.

Leandro Rodrigues Alves Diniz

É professor associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel, mestre e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foi pesquisador visitante na Ohio State University (OSU), com apoio da Fulbright, e realizou pós-doutorado na Université Grenoble Alpes (bolsa de professor visitante do programa CAPES/Print).

Doutores(as)

Helena Regina Esteves de Camargo

Professora de inglês na Educação Básica e voluntária em contextos de migração de crise. É graduada em Letras - Habilitação em Tradução e Interpretação pelo Centro Universitário Ibero Americano, mestra e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas.

Desirée de Almeida Oliveira

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre na mesma área e especialista no Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas pela Brigham Young University. Possui bacharelado em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade Federal de Viçosa e, atualmente, é aluna de graduação em Letras na Universidade Federal de Juiz de Fora.

Izabel Cristina Silva Diniz

É professora designada na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE/UEMG). Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas), mestra e doutora em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Karen Kênnia Couto Silva

Professora de português na Université Sorbonne-Nouvelle, selecionada por meio do Programa Leitorado brasileiro em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e CAPES. Possui doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e em Sciences du Langage pela Université de Guyane (UG).

Marcela Dezotti Cândido

É atualmente Cientista Convidada do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP). Bacharel em Linguística, licenciada em Letras-Português e mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutorandos(as)

Alexandre Ferreira Martins

É mestre e doutorando em Sciences du Langage pela Universidade Paul-Valéry Montpellier 3. É professor de português na Hankuk University of Foreign Studies (Coreia do Sul), selecionado por meio do Programa Leitorado brasileiro, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil (Itamaraty) e CAPES.

Ana Paula de Araújo Lopez

É professora voluntária do Departamento de Letras, Artes e Cultura (DELAC) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), onde atua na área de Português como Língua Adicional. Graduada em Letras pela UFSJ, mestre e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Bruna Elisa Frazatto

É doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde também concluiu a licenciatura em Letras e o bacharelado em Linguística. É mestre em Cultural and Critical Studies pela University of Westminster (Inglaterra).

Cora Elena Gonzalo Zambrano

É professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR), mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); atua nas áreas de Português Língua Adicional e Espanhol, com pesquisas sobre contextos de fronteira e migração.

Daniel dos Santos

É doutorando no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Unicamp. É mestre pelo mesmo programa, pós-graduado em Gestão Escolar pela USP e licenciado em Letras pela UFRJ. Atualmente, é professor de Língua Portuguesa e Literaturas no Centro Paula Souza e orienta trabalhos de pós-graduação no Instituto Pecege (USP-Esalq).

Danielle Coelho Lins

É professora de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES); possui pós-graduação em Educação Bilíngue para Surdos pela mesma instituição; é mestre em Letras, na área de Estudos da Linguagem, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e é doutoranda em Linguística Aplicada, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Elisa Mattos

Leciona inglês para fins acadêmicos na Faculdade de Letras (FALE) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde é doutoranda e mestre em Linguística Aplicada e especialista em Ensino de Inglês. Fez mestrado em English Language Teaching na Universidade NOVA de Lisboa e tem licenciatura em português e inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Gláucio Geraldo Moura Fernandes

É professor do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde atua como professor de inglês e de outras disciplinas relacionadas aos Estudos de Linguagens. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Linguística Teórica e Descritiva e doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Izabel da Silva

Izabel da Silva é doutoranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), São Paulo, Brasil. Mestra em Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil. Possui especialização em Língua Espanhola pela União Pan-americana de Ensino e graduação em Letras Português/Espanhol pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Foz do Iguaçu. Atualmente é professora da Educação Básica, Técnica e Tecnológica no Instituto Federal do Paraná, Brasil.

Maria Gabriela Pileggi-Provenzano

É doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Linguística Aplicada e licenciada em Letras-Português pela mesma instituição.

Natália Moreira Tosatti

É professora titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Graduada em Língua Portuguesa, Mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nilmara Milena da Silva Gomes

É professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR), mestre em Letras pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Renata Franck Mendonça de Anunciação

É Leitora Brasileira na Universidade Nacional Timor Lorosa’e (Timor-Leste). Licenciada em Letras Português e Alemão pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre e doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Tatiana Martins Gabas

É doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Verônica Vinecky

É professora do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, da Universidade de Brasília (UnB), onde atua na área de Português como Língua Adicional. Graduada em Letras Português pela UnB e mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Atualmente, é aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Yara Carolina Campos de Miranda

É doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras (UFMG). Graduada em Letras - Licenciatura em Espanhol e Português pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente, é também professora de Português como Língua Adicional e de Acolhimento e Professora de Espanhol.

Mestres

Amélia de Oliveira Neves

É mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área de Linguística Aplicada - Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, especialista em Ensino de Línguas Mediado por Computador pela UFMG e graduada em Letras pela mesma universidade, com habilitação em língua portuguesa.

Gabriel Vinícius Dangió

É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciado em Letras: Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente, trabalha como especialista educacional para a International School.

Liliane Francisca Batista

É professora de Língua Portuguesa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Silvana Maria Mamani

É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora substituta na Universidade Federal de Goiás (UFG) na área de Português para Estrangeiros.

Tiêgo Ramon dos Santos Alencar

É licenciado em Letras-Português/Francês pela Universidade Federal do Amapá, especialista em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Teologia e Ciências Humanas do Amapá e mestre em Linguística Aplicada pela Unicamp. Atualmente, é orientador nos cursos de MBA oferecidos pela Universidade de São Paulo (USP).

Mestrandos(as)

Clarice Batista Farina

É graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Atualmente, é professora de Português como Língua Adicional e professora de inglês.

Marina Reinoldes

Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduada Letras pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Idealizadora do projeto MemoRef e autora dos materiais "Recomeçar: Língua e Cultura Brasileira para Refugiados" e "Portas Abertas: Português para Imigrantes".

Pedro Henrique Malafaia

É graduado em Ciências Sociais pela UFRJ, especialista em Ensino de Inglês pela UFMG (2019) e Design Instrucional pela UFSCar (2021). Possui certificados Cambridge: CELTA, CPE, e Train the Trainer. É professor-bolsista de PLA na UFMG e de inglês para negócios na FECAP (SP). Cursa mestrado em Linguística Aplicada na UFMG.

Raquel Heckert César Bastos

É mestranda em Linguística Aplicada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora de Língua Portuguesa na Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Licenciada em Letras Português-Francês pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mãe do Calebe.

Graduandos(as)

Ahmed Freij

É graduando em Letras - Licenciatura e Letras - Português como Segunda Língua/ Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas É membro do Banco de Tradutores e Intérpretes da Unicamp como tradutor para o Árabe.

Caroline Ramos

É graduanda em Letras Português e em Letras Português como Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, investiga representações de migrantes em materiais didáticos de Ensino de Português como Língua de Acolhimento.

Caroline Rodovalho Boriolo

É mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente é graduanda em Letras - Português como Segunda Língua/Língua Estrangeira pela mesma instituição.

Dieumettre Jean

Fernanda Cristine Ribeiro Cabral

É graduanda em Letras - Licenciatura e Letras - Português como Segunda Língua/LE pela Universidade Estadual de Campinas. Tem como área de pesquisa a Linguística Aplicada com foco no o ensino de português como língua adicional para alunos estrangeiros e para brasileiros surdos.

Francisca Elisa Carvalho Rosa

Graduanda em Letras Português como Segunda Língua/LE pela Universidade Estadual de Campinas. É membro do Banco de Tradutores e Intérpretes da Unicamp, onde atua na coordenação e gestão de projetos bem como tradutora para o espanhol.

Luísa Fajardo

É graduanda em Letras (Licenciatura em Português) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é bolsista no curso de Português como Língua Adicional para estudantes candidatos ao programa PEC-G e no projeto de extensão “Ensinar língua portuguesa a adolescentes em unidades socioeducativas”.

Maria Luíza Tápias Oliveira

É graduada em Licenciatura Letras Português pela Unicamp e graduanda em Licenciatura em Letras - Português como Língua Estrangeira/Língua 2 pela mesma instituição. Tem como área de pesquisa as áreas de Linguística Aplicada envolvendo linguagem e tecnologia, quadrinhos e PLE.

Mariana Godoy Martins

É graduada pela Universidade Estadual de Campinas na Licenciatura em Letras - Português e atualmente cursa o último semestre da Licenciatura em Letras - PLE/L2. Foi professora de PLE no NucLi-ISF da mesma instituição no período de 2017 a 2019

Nina Muller Carioba Behr

É graduada em Letras - Português e em Letras - Português como Língua Segunda/Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas.

Simonice Chaves da Rosa

É graduanda em Letras - Português e em Letras Português como Segunda Língua/Língua Estrangeira pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é bolsista no Projeto "Apoio Pedagógico aos Estudantes Indígenas" com o objetivo de auxiliar na organização de atividades de leitura e interpretação de texto considerando-se português como segunda língua/língua estrangeira.

Sudly Amonsen Raphael Saintil

É graduado em línguas vivas pela Université d’Etat d’Haiti, é bacharel em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é graduando em Letras - Português nesta última universidade. No Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp, participa do Grupo de Pesquisa Territórios da (i)mobilidade: políticas de línguas e de (re)territorialização em contexto acadêmico e em contextos de grupos minoritários, desenvolvendo pesquisa sobre políticas de línguas para a população haitiana no Brasil. É colaborador do Banco de Tradutores e Intérpretes da Unicamp, trabalhando como tradutor, para Crioulo Haitiano e Francês, de materiais produzidos por diferentes parceiros, como a Prefeitura de Campinas, o Ministério Público de São Paulo e o Núcleo de Estudos de População Elza Berquó/Unicamp.

Taís Maria Angelini Machado

É graduada em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licencianda em Letras - Português pela mesma instituição.

Verônica Carvalho de Deus

É licenciada em Letras - Português como Língua Materna pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licencianda em Letras - Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua, pela mesma instituição. É bolsista do Banco de Tradutores e Intérpretes da Unicamp e do posto aplicador do Celpe-Bras da Unicamp.

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