O evento será totalmente on-line, transmitido no canal do Youtube do LiTPos que pode ser acessado por este link.

A participação é gratuita e serão fornecidos certificados de ouvinte.


Resumos/Abstracts


Twin Faces as Sites of Uncertainty in Algorithmic Image Cultures

Prof. Dr. Edward King (University of Bristol)

Twin faces function as blockages within the biometric facial identification interfaces that are binding humans with computational systems. In the process, they expose the identification systems central to neoliberal power in a digital age and invite us to think the human-computer interface differently. In this article, I explore how these blockages constitute moments of uncertainty in the datafication of identity through a study of the performance of identical twinship as a form of mask or act of strategic invisibility on social media in the context of biometric surveillance. The uncertainty of these events is echoed by other uses of the trope of twinship as a method for navigating algorithmic image cultures, including the location of “twin strangers” on online image databases and the practice of the “twin selfie.” These deployments of the trope of twinship clash with the dominant social media logic of what Wendy Chun (2018) terms “homophily” which consolidates social divisions through a production of sameness and stasis. Unlike homophily, twinning here is characterised by a dynamic disequilibrium

Repensando os letramentos pela perspectiva pós-humanista

Prof. Me. Mario Marcio Godoy Ribas (UFMS)

O pós-humanismo não apenas convida a repensar a unidade básica de referência para o ser humano e as ciências humanas, como expande o conceito de (prática) social para abranger os seres humanos e os agentes não-humanos interagindo socialmente de forma mais horizontal e simétrica. A pesquisa sobre letramentos, diante dessa nova forma de olhar para o mundo, exige uma nova proposta teórica que supere binarismos usuais nesse campo de estudo tais como digital/analógico e múltiplos/único, entre outros. Portanto, esta apresentação propõe uma reflexão sobre o conceito de letramentos como práticas sociais sob uma perspectiva pós-humanista, considerando novas ideias vigentes na literatura sobre pós-humanismo, agência, cognição e subjetividade. Utiliza-se de autores pós-humanistas como Rosi Braidotti, Karen Barad e Nancy Hayles. O resultado dessa reflexão teórica indica que os significados constitutivos dos letramentos não são isolados em unidades como palavras ou ideias de significantes, mas sim na rede material-discursiva construída por intra-ação.

Um diálogo pós-humano entre Michel Foucault e Bruno Latour: uma proposta teórico-metodológica

Me. Paulo Noboru de Paula Kawanishi

Pensar na constituição de um ciborgue, como uma figuração do sujeito pós-humano, desdobra-se em um movimento de conseguir apreender o papel dos não-humanos no que depois se transforma em uma amalgama de relações. Entendendo o sujeito como um indivíduo capturado por uma rede heterogênea cujo objetivo é conduzi-lo, como pensado por Michel Foucault, abre-se uma possibilidade para se pensar o ciborgue. Contudo, ainda se estaria distante dos objetos tecnológicos que passam a fazer parte de e atuar sobre seus corpos. Por isso, propomos um diálogo entre alguns conceitos Foucaultianos com alguns advindos do trabalho do filósofo Bruno Latour. Dessa forma, montamos um aporte teórico-metodológico útil para os estudos sobre o sujeito pós-humano. Nessa apresentação, proponho discutir como esse diálogo funciona, levantando os pontos de encontro de ambos os autores. No fim, apresentaremos uma breve análise exploratória com o intuito de ilustrar a aplicação desses conceitos.