Essa live aconteceu em 16/10/2020 no perfil do Facebook do GT de Linguagem e Tecnologia da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Literatura (ANPOLL). O video foi gentilmente cedido pela coordenação do GT para que pessoas que, como eu, não usam FB, possam assistir.

Foi muito interessante notar como a fala da Raquel e a minha se complementaram, mesmo sem combinação prévia. A minha mais filosófica/reflexiva, buscado pensar o problema da desinformação nas mídias sociais a partir da segunda onda da cibernética (a Mente cibernético-ecológica de Norbert Wiener) do conceito de cognição inconsciente proposto por N. Kathrine Hayles. Tudo isso pra dizer que quem desinforma não é o sujeito, mas o sujeito com o seu ambiente, e quem precisa se responsabilizar pela toxicidade que está matando os modos de veridicção dos quais a democracia depende é quem explora esse ambiente comercialmente.

Registro meu agradecimento ao GT pela oportunidade de debater esse assunto com o Rodrigo e a Raquel, ambos excelentes pesquisadores de processos comunicacionais e discursivos em mídias sociais.