Novos multiletramentos, ensino de línguas e inovações tecnológicas e didáticas

Novos multiletramentos, ensino de línguas e inovações tecnológicas e didáticas

Este projeto situa-se na interface das pesquisas sobre novos e multiletramentos e sobre ensino-aprendizagem de leitura e escrita – entendidas de forma mais ampla, abarcando textos e produções multissemióticas digitais -, no âmbito da educação básica, da área de Linguagens e, mais especificamente, dos componentes Língua Portuguesa e Língua Inglesa. As demandas colocadas para a escola hoje em termos do trabalho com as práticas de linguagem contemporâneas próprias da cultura digital, convertidas em aprendizagens necessárias nos documentos curriculares atuais (BNCC, dentre outros), exigem, por um lado, um diálogo crítico com as (diferentes) expectativas/perspectivas em jogo e com  soluções, não raro mais mercadológicas do que pedagógicas, que se propõem inovadoras e, por outro lado, a produção de conhecimentos a respeito dessas práticas, sua rápida divulgação, ações de formação permanentes e a produção de recursos e ferramentas digitais que possibilitem a implementação de propostas curriculares que contemplem esses letramentos ou, de forma mais ambiciosa, que se articulem a partir e por meio deles.

São objetivos do projeto

  • descrever e analisar práticas de linguagem em ambientes digitais, relacionadas aos novos  e multiletramentos;
  • analisar como pós BNCC os diferentes níveis de concretização curricular estão considerando os novos  e multiletramentos;
  • análise de materiais e recursos didáticos, bem como de repositórios de objetos digitais e de atividades didáticas, de domínio brasileiro e de outros países, que envolvam o uso de TDIC, os novos e os multiletramentos, avaliando possíveis impactos do uso de alguns desses materiais e recursos; –
  • proposição de materiais e recursos didáticos, como também a produção de atividades didáticas que envolvam o uso de TDIC, os novos e os multiletramentos, avaliando possíveis impactos do uso de alguns desses materiais e recursos; –
  • analisar como cursos e programas de formação inicial e continuada de professores estão contemplando novos e multiletramentos, destacando tendências e apontando eventuais novas necessidades

As ações do projeto convergem para o desenvolvimento e alimentação da Plataforma dos Multiletramentos