II JORNADA MULHERES EM DISCURSO

Entre os dias 16 e 19 de novembro de 2022, ocorrerá a II Jornada Mulheres em Discurso, de forma híbrida, no IEL/Unicamp e por plataformas online. Com o tema “Lugares de enunciação e corpos em disputa”, o evento contará com mesas, minicursos, rodas de conversa e comunicações orais. Confira a programação geral aqui. 

As inscrições para ouvintes e para apresentação de trabalhos já estão abertas, veja os procedimentos aqui.

Nesta II Jornada, debatemos questões apresentadas no volume 3 do livro “Mulheres em Discurso: lugares de enunciação e corpos em disputa”, organizado por Mónica G. Zoppi Fontana e Jacob dos Santos Biziak, publicado em 2021 pela editora Pontes. Assim, pretendemos que o evento seja um lugar de circulação e debate das análises e propostas teóricas formuladas no livro, cujo lançamento faremos no primeiro dia do evento, confira

O objetivo do grupo é analisar os dispositivos de enunciação, em suas diversas materialidades, que produzem historicamente a subjetividade, na contradição de filiações de sentidos e memórias discursivas a partir das quais se constroem as identificações, tanto de gênero, quanto outras historicamente entrelaçadas. Descrevem-se também práticas de resistência nas quais as  identificações de gênero se imbricam a outras identificações contra-hegemônicas. Almeja-se, assim, compreender a relação entre o processo de formação do sujeito político e social e as práticas discursivas que deslocam sentidos na história. As identificações de gênero são compreendidas como efeito de práticas discursivas ancoradas em processos de interpelação/subjetivação complexos e contraditórios, que as articulam a identificações de raça, etnia, idade, classe sexualidade, territorialidade, trabalho, religiosidade, entre outras.Os pesquisadores do grupo trabalham sobre arquivos que incluem diversos campos discursivos (jornalístico, político, jurídico, midiático, publicitário, religioso, empresarial, do agronegócios e de economia familiar, de comunidades tradicionais e indígenas) e diversas materialidades simbólicas contemporâneas (imprensa, produção audiovisual, performance, mídias digitais, produção gráfica, etc).