Mesa redonda

Mesa Redonda 1 Enunciação e sentido

A Mesa será transmitida ao vivo e em acesso livre pelo Youtube. Clique aqui para assistir.

Enunciação e articulações linguísticas

Luiz Francisco Dias
Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas, Luiz Francisco Dias atua como professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, além de ser fundador e coordenador do Núcleo de Estudos da Enunciação (ENUNCIAR) e do GT de Semântica e Estudos Enunciativos da ANPOLL. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos temas relação semântica e sintaxe; enunciação e gramática; ensino do português e história das ideias linguísticas.

É autor dos livros Os Sentidos do Idioma Nacional e Enunciação e Relações Linguísticas.

Entre acción y discurso. Sobre algunas propiedades semánticas de las relaciones de fuerza en el espacio político: el caso de Notre-Dame-des-Landes

Alfredo Lescano
Université de Toulouse, França

Formado em Letras pela Universidad de Buenos Aires e Doutor em Ciências da Linguagem pela École des hautes études en sciences sociales, em Paris, Alfredo Lescano atua como professor associado na área de Ciências da Linguagem na Université de Toulouse, assim como investigador associado ao “Centre de recherches sur les arts et le langage” (CNRS/EHESS). Sua pesquisa se concentra fundamentalmente na relação entre sentença, imagens discursivas dos sujeitos da enunciação e conteúdo semântico, usando a Teoria Argumentativa da Polifonia, que ele desenvolve com Marion Carel.

Dentre suas principais publicações estão: Polyphonie et modes d’intervention discursive. À propos de la description sémantique des situations politiques conflictuelles (co-autora : Camus, Z.); Prendre position. Une approche sémantique des conflits publics (Conexão Letras); Le sujet dans la langue. Théorie des blocs sémantiques et théorie argumentative de la polyphonie (Verbum XXXVIII).

Nem emenda, nem soneto: a construção argumentativa de sentidos em textos de arquivos jurídicos

Jorge Viana Santos
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Brasil

Doutor em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Jorge Viana Santos é atualmente professor titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin-UESB) e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade (PPGMLS/UESB). Tem experiência na área de Linguística, Semântica, Semiótica, Linguística de Corpus e Fotografia, atuando nos seguintes temas: Escravidão, Liberdade, sentido, argumentação, lugares de enunciação, processos de designação, reescritura, subjetivação, fotografia, imagem e memória.