Mesa redonda

Mesa redonda 3 Sujeitos à margem

A Mesa será transmitida ao vivo e em acesso livre pelo Youtube. Clique aqui para assistir.

Los modos de entender lo político y lo social. El caso de “la grieta” en dos medios argentinos contemporáneos

Julia Zullo
Universidad de Buenos Aires

Doutora em linguística e professora regular na Universidad de Buenos Aires, Julia Zullo trabalha como pesquisadora no Instituto de Linguística da mesma universidade, nas áreas de Sociolinguística e Análise linguística dos meios de comunicação em massa. Orienta inúmeros alunos de mestrado, doutorado e pós-doutorado e atualmente coordena um grupo de pesquisa que investiga as novas maneiras de fazer política na Argentina a partir da chamada crise de 2001: a política dos políticos, seus laços estreitos com a mídia, redes sociais e marketing, bem como as novas formas de participação, a formação de grupos, suas formas de expressão/comunicação e o exercício do poder como cidadãos.

Julia Zullo publicou diversos livros como autora e co-autora, dentre eles: Discurso y Ciencia Social (Eudeba); Representaciones sociales (Eudeba); Lingüística y política (Biblos); Sujetos de la lengua (Gedisa); La caja de Pandora (La Crujía); Esclavos de la Palabras (FFyL-UBA); Piquetes y piqueteros en la prensa argentina (La Bicicleta) y Al filo de la lengua (La Bicleta). Entre 2012 e 2019, foi editora responsável pela revista Signo y Seña. Recentemente, publicou artigos nas revistas: Textos en proceso, Pensamiento al Margen; Raled y Discurso y Sociedad.

A voz do povo: breve genealogia de uma longa história de discriminações

Carlos Piovezani
Universidade Federal de São Carlos, Brasil

Mestre e doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, Carlos Piovezani é professor associado do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de São Carlos e pesquisador do CNPq. Foi coordenador do PPGL/UFSCar e coordena atualmente os Grupos de pesquisa “Laboratório de Estudos do Discurso” (Labor/UFSCar) e “Análise do discurso e História das ideias linguísticas” (VOX/UFSCar). Atua na área de Teoria e análise linguística, com ênfase em Análise do discurso e História das ideias linguísticas. Suas pesquisas tratam de usos da voz no discurso político, de discursos sobre a voz humana e de práticas e representações da fala pública.

De las periferias al centro: los marginales y su des/re/territorialización en las imágenes mediáticas

Sandra Savioni
Univerisad Nacional de Córdoba, Argentina

Doutora em Letras, mestre em Sociosemiótica e licenciada em Comunicação pela Universidad Nacional de Córdoba, Sandra Savioni atua como professora titular na Licenciatura em Cinema e TV (Faculdade de Artes – UNC) e em Semiótica do Centro de Estudos Avançados (Faculdade de Ciências Sociais – UNC) e como professora adjunta Licenciatura em comunicação social (Faculdade de Ciências da Comunicação – UNC). Docente de pós-graduação no programa de doutorado em semiótica (CEA/FCS e FFyH – UNC) e no doutorado de comunicação (FCC-UNC). Orienta projetos de pesquisa no campo da análise do discurso nas mídias e semiótica audiovisual.