Mesa redonda

Mesa redonda 2 Políticas do dizer

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Sistema versus enunciación: implicaciones glotopolíticas de la distinción

        

José del Valle
The City University of New York, Estados Unidos

José del Valle é Professor de linguística hispânica no centro de graduação City University of New York (CUNY). Ele participa do programa de Ph.D. em Literaturas e Linguagens Hispânicas e Luso-Brasileiras e do programa de Ph.D em Linguística. Se graduou em 1988 na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Fez mestrado na University at Buffalo em 1990, em Nova York; e realizou seu doutorado em 1994, na Georgetown University. Foi professor convidado pela University of Virginia, Princeton University, Universidad de Los Andes (Venezuela), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), Universidade de Curuña (Espanha), Universidad de la República (Uruguai) e na Universidad de Buenos Aires (Argentina). Atua na área de sociologia da Linguagem; Sociolinguística Crítica; a Teoria da Glotopolítica.

Publicações Recentes:

“Spanish, Spain and the Hispanic Community: Science and Rhetoric in the History of Spanish Linguistics.” In Interpreting Spanish Colonialism: Empires, Nations, and Legends. Christopher Schmidt-Nowara and John Nieto-Phillips, eds. University of New Mexico Press. 2005. 138-161.

La dimension argumentative de la traduction dans les discours internationaux

  Rachele Raus
Università degli studi di Torino, Itália

 Rachele Raus é formada em Línguas e Literaturas Estrangeiras pela Università dell’Aquila e doutora pela Scuola superiore di Lingue Moderne per Interpreti e Traduttori, da Università di Trieste. Atualmente é professora associada da Università di Torino, onde leciona desde 2002. De 2009 a 2012, foi diretora do Centro Interdisciplinar de Pesquisa e Estudos da Mulher (CIRSDe) da Università di Torino, e desde 2014, é diretora do Centro de estudos sobre a Europa TO-EU do Departamento de Cultura, Política e Sociedade da Università di Torino.

Dentre suas principais publicações estão: Partage des savoirs et influence culturelle : l’analyse du discours ‘à la française’ hors de France; Condivisione di saperi e influenza culturale: l’analisi del discorso « alla francese » al di fuori della Francia.

Comment l’analyse du discours peut-elle intervenir dans le débat public? L’exemple du débat socio-économique.

Thierry Gilbert
Université de Picardie Jules Verne, França

  Thierry Guilbert é mestre de conferência habilitado a dirigir pesquisas em ciências da linguagem na Université de Picardie Jules Verne, é também pesquisador no Centre de recherche sur l’action publique et le politique – Épistémologie et sciences sociales (CURAPP-ESS, UMR 7319) onde é corresponsável pelo eixo “Réflexivités et normativités”. Seus interesses centram-se no discurso neoliberal e sua naturalização. Ele dirigiu em 2019, com Frédéric Lebaron e Ricardo Peñafiel, o n°166 da revista Langage & Société intitulado “Discours austéritaires. Histoire, diffusion et enjeux démocratiques”.

Publicação recente As evidências do discurso neoliberal na mídia, Editora da Unicamp, 2020.

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