Perguntas principais

  • O que é o Idiomas sem Fronteiras?

Um programa criado em 2012 a partir de uma equipe de especialistas em ensino-aprendizagem de língua estrangeira a pedido da Secretaria de Educação Superior (SESu) para auxiliar estudantes das universidades a terem acesso a programas de mobilidade acadêmica ofertados pelo governo federal. Nesse sentido, o programa também é uma iniciativa fundamental no processo de internacionalização das universidades e contribui para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas linguísticas voltadas para as LEs.

  • Quais ações estão previstas no IsF?

Ofertas de cursos online (plataforma My English Online, livre acesso para estudantes de graduação e pós e docentes e funcionários ativos na instituição), cursos presenciais e testes de proficiência. Essas ações são de competência do Núcleo de Línguas do IsF (NucLi), que se encontra no IEL, prédio de pós-graduação, 3º andar.

  • Quais idiomas serão oferecidos?

No NucLi-Unicamp, inicialmente, serão oferecidos cursos de inglês e Português Língua Estrangeira.

  • Quem pode cursar as disciplinas presenciais?

Alunos, docentes e funcionários da Unicamp que seguirem os procedimentos e prazos apresentados nos editais de ofertas dos cursos.

  • Quais são esses procedimentos?

Para poder fazer os cursos, os interessados devem ter resultado de teste de proficiência ou nível, ou seja: resultado/certificado do TOEFL iTP ou, de maneira ainda mais prática, resultado de teste de nivelamento feito online na plataforma MEO.

  • Quais cursos serão oferecidos?

Os cursos do IsF têm um foco bastante específico em mobilidade acadêmica/internacionalização. Portanto, os cursos variam, podendo ser voltados à produção escrita de textos acadêmicos, por exemplo, ou produção/compreensão oral para apresentação de congressos no exterior, mas sempre com um foco direto no meio acadêmico.

  • Quais as características desses cursos?

Além de terem um foco específico para o meio acadêmico, os cursos têm duração variada (16h, 32h, 48h, 64h), que serão ofertados de acordo com as demandas da comunidade. Eles não são sequenciais, ou seja, não há requisito de um para seguir ao outro, mas é importante pontuar que os cursos são oferecidos de acordo com a proficiência do candidato. Logo, um candidato que tenha um nível de proficiência B2, por exemplo, só conseguirá fazer cursos voltados para esse nível, e não para um nível superior.

  • Os alunos recebem certificado?

Se tiverem 75% de presença nos cursos, sim.

  • Onde serão os cursos?

As aulas ocorrerão no IEL e no CEL. A sala administrativa do NucLi-Unicamp fica no IEL, no 3º andar do prédio de pós-graduação.

  • Datas importantes?

Checar sempre as postagens no Facebook ou aqui, no site do NucLi.

  • Mais informações:

isf.mec.gov.br/ Teste de nivelamento online: myenglishonline.com.br